14.3 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Secundária Gabriel Pereira acolhe exposição “Estrela Faria. Nascimento de uma artista”

No âmbito da comemoração do centenário da fundação da Escola Secundária Gabriel Pereira, estará patente na sala polivalente da biblioteca da escola secundária Gabriel Pereira em Évora, até ao próximo dia 25 de junho, a exposição «Estrela Faria. Nascimento de uma artista», conforme comunicado enviado à nossa redação.

Estrela Alves Faria (1910-1976) é uma artista ainda pouco estudada no panorama da História da Arte, em Portugal. O primeiro terço da sua vida é quase desconhecido e a sua relação com o meio cultural de Évora, com o qual manteve uma relação próxima durante parte da vida, é também um tema em aberto do ponto de vista historiográfico.

A ênfase da exposição centra-se nas três fases da sua formação, a saber: na segunda metade da década de 1920, período em que Estrela frequentou a Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, em Évora; nos anos de 1930, época em que estudou na Escola de Belas-Artes de Lisboa; no final dos anos de 1940, no segundo período de residência em Paris.

A revelação do seu potencial artístico, durante o período de frequência da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, permitiu-lhe ser contemplada com uma bolsa da Junta Geral de Distrito, um apoio importante que suportou o curso de pintura na Escola de Belas-Artes de Lisboa (EBAL).

A etapa de formação na capital coincidiu também com o aprofundar da relação artística com a cidade onde nascera, realizando em Évora, anualmente, entre 1930 e 1934, mostras do seu trabalho. Regressaria em 1946, com a produção do painel para o Posto de Turismo e, em 1963, com o painel azulejar da Sala de Audiências do Tribunal de Évora. Mas foi em 1953, com uma exposição individual na Galeria «Urbana», que terá experienciado o seu momento mais controverso.

A escola Gabriel Pereira foi fundada em 1919 e as comemorações do seu centenário integram um vasto plano de atividades de caráter cultural e artístico que incluem, entre outras, exposições, atividades de expressão dramática, eventos desportivos e a publicação de livros.

Populares