18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Seis meses depois de arrancar no Alentejo, foram entregues os primeiros diplomas do curso inovador de agricultura!

Seis meses depois de arrancar no Alentejo, chegou ao fim a primeira edição do curso de Operador Agrícola Especializado, uma formação inovadora e a primeira especializada nas culturas da vinha, olival e tomate, promovida pelo IEFP em colaboração com empresas reconhecidas do setor.

A entrega de diplomas decorreu na passada sexta-feira, dia 19 de maio, nas instalações do IEFP de Évora, numa cerimónia marcada pela emoção dos alunos, que já começaram a beneficiar do programa de requalificação profissional que ajuda as pessoas a mudar de vida e de profissão.

“O IEFP é o maior operador de formação profissional do país e, no cumprimento da sua missão, há muito que trabalha com as empresas e as instituições de natureza jurídica diversa. O PRO_MOV, que se insere no “Reskilling 4 Employment”, enquadra-se nessa estratégia de promoção da formação em articulação com a empresas, acrescentando valor no desafio do ajustamento entre a oferta e a procura de emprego.

No que se refere à ação de Operador Agrícola Especializado, estou muito satisfeito por termos tido a 1ª ação do Laboratório de Agricultura com a qualidade aqui assinalada e a consequente integração de formandos no mercado de trabalho, na área da formação obtida, felicitando o Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora pela forma exemplar como a organizou.

Por fim, além de desejar muita sorte em termos profissionais e pessoais a todos que hoje receberam o seu diploma, referir que este não deve constituir um final, mas sim um passo de um processo de aprendizagem que deve continuar ao longo da vida. No âmbito do Laboratório da Agricultura, em setembro próximo daremos início à 2º ação a decorrer no Alentejo relativamente à qual temos as maiores expetativas e desejamos que se revele com um êxito senão maior, pelo menos idêntico ao desta que agora terminou”, salienta Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do IEFP.

“É com muita satisfação e entusiasmo que celebramos este momento importante na vida destes formandos, que terminaram com sucesso este curso. Esta é uma oportunidade única e diferenciadora de especialização e empregabilidade no setor agrícola. Proporcionando o desenvolvimento de novas competências, contribui para a requalificação e valorização das pessoas, preparando-as para os desafios do trabalho do futuro, enquanto procura promover o interior de Portugal e as atividades do setor primário”, refere Mariana Pinto Leite, coordenadora do Laboratório de Agricultura.

O curso de Operador Agrícola Especializado é promovido pelo IEFP, em colaboração com alguns dos maiores produtores de vinho, azeite e tomate do país, como Adega Mayor, Aveleda, Esporão, Sogrape, Sovena, Sugal, Symington Family Estates e The Fladgate Partnership.
Diferencia-se por uma formação teórica, complementada por uma forte componente prática em contexto real de trabalho, que permite que os formandos se tornem profissionais qualificados num curto espaço de tempo, com elevado potencial de empregabilidade.

Após os três meses da componente teórico-prática, é assegurada aos formandos uma formação prática em contexto de trabalho durante três meses, em empresas de referência do setor na região.

Após a conclusão da formação, contam ainda com uma rede de apoio para a integração no mercado de trabalho.

Este curso tem como objetivo formar profissionais, dotando-os de competências valorizadas pelas empresas, num setor cujas necessidades de qualificação estão a alterar-se, com a maior digitalização e automatização dos processos e em que se enfrentam desafios ao nível da oferta de mão de obra.

Destina-se a pessoas maiores de idade, que tenham gosto pela agricultura e disponibilidade para residir ou se deslocarem diariamente na área geográfica das culturas. A formação é remunerada: inclui uma bolsa de formação, subsídio de refeição, e ainda subsídios de transporte, acolhimento e alojamento sempre que aplicável.

Depois de dar o pontapé de saída no Alentejo no final de 2022, o curso de Operador Agrícola Especializado foi agora alargado à região do Douro, onde arrancou no passado dia 15 de maio.
 

Populares