19.3 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 12, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Semana da Fé e da Família celebrada em Vila Viçosa. “Há que dar espaço aos jovens para escolher o caminho que querem fazer”, diz Pe Francisco Couto (c/som)

Tem início em Vila Viçosa, no próximo dia 23 de maio, a “Semana da Fé e da Família”.

Uma iniciativa que contempla um programa diversificado e muito virado para os jovens, com a realização do painel ”A Família dom e desafio” e da exibição do filme “Que mal fiz eu a Deus?, no Auditório da Escola Secundária de Vila Viçosa.

À Rádio Campanário o padre Francisco Couto apresentou o programa que culmina com uma peregrinação a pé que ligará as localidades de Borba, Bencatel e Pardais ao Santuário Mariano em Vila Viçosa.

Quando questionado sobre se os jovens têm mostrado abertura relativamente à sua integração numa família de fé, Francisco Couto diz que sim, embora não seja fácil trabalhar com os jovens, “mas à parte disso há que dar espaço aos jovens para escolher o caminho que querem fazer, mas se não lhe forem apresentadas propostas, eles não conseguem fazer esse caminho, mas penso que sim, os jovens têm importância nesta resposta e nesta postura e é importante que deem resposta porque eles serão o futuro de amanhã”.

“Parece-me que os jovens vão dando resposta, sobretudo ao nível da catequese, eu penso que as crianças vão dando até ao 12º ano, a partir daí a diocese tem momentos, tem picos, tem situações, se calhar Vila Viçosa aí está um bocadinho mais fragilizada. Nas outras paróquias da nossa diocese encontram respostas com grandes grupos de jovens e com grande trabalho, e a prova é que ao longo destes anos têm sido feitos alguns encontros em vários pontos da diocese e às vezes encontramos 300 pessoas reunidas, jovens no mesmo caminho, no mesmo projeto", refere.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição diz ainda, “as famílias estão preocupadas com a educação dos seus jovens e se calhar a fé é o elemento mais pobre de todo o âmbito educacional porque às vezes as pessoas pensam que a fé é uma componente psicológica ou intelectual e a fé exige um compromisso completo daquilo que nós somos enquanto pessoas”.

 

O programa da Semana da Fé e Semana da Família é o seguinte:

Dia 23 de maio – 9h00 – Caminhada Mariana com início na Igreja da Lapa

Dia 24 de maio – 16h00 – Painel “Família: dom e desafio” no Auditório da Escola Secundária.

Populares