23.2 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Semana Santa em V. Viçosa, de 24 a 31 de Março! Pela 1ª vez Procissão do Sr. Jesus dos Passos é à tarde!Conheça o Programa (c/som)

Com o mês de março à porta, estamos cada vez mais próximos das Celebrações Pascais de 2024  onde o Tríduo Pascal assume especial importância .

O Tríduo Pascal, momento de reflexão ,  é o conjunto de três dias celebrado no Cristianismo, composto pela Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santae o Sábado Santo com a realização da Vigília pascal, o momento alto destas celebrações. 

As comemorações da semana Santa já estão a ser preparadas em Vila Viçosa, numa organização que está a cargo da Confraria da Santíssima Trindade e que “este ano vão decorrer, maioritariamente, na Igreja São João Evangelista(São Bartolomeu”, com excepção para o momento da Descida da Cruz e Enterro do Senhor, que vai realizar-se na Igreja de Nossa senhora da Conceição como é habitual.

A Rádio Campanário falou com Ana Filipe, responsável pela Confraria que nos adiantou o programa das comemorações deste ano, começando por deixar “um convite a todos os calipolenses a viverem este tempo de caminhada e preparação para a Páscoa.”

Do programa em concreto, começa por destacar a “realização das catequeses, todas as quartas-feiras, na Igreja da Misericórdia” assim como a realização d euma Peça de Teatro “O meu Cristo partido” , na Igreja de São Bartolomeu, no próximo domingo, dia 3 de março,  pelas 16 horas.

A iniciativa tem entrada livre e reveste-se também de uma vertente solidária pois cada pessoa pode ler um bem alimentar que será entregue à Confraria de São Vicente Paulo e que posteriormente chegará aos mais carenciados.

Nas celebrações deste ano existe contudo uma novidade. “A Tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos, a realizar dia 17 de março, vai decorrer à tarde (16 horas)e não no período noturno como é habitual” adiantou Ana Filipe. Esta procissão irá sair da Igreja dos Agostinhos.

No que diz respeito às Vias Sacras “vão realizar-se duas: uma a 21 de março organizada pelo grupo da cateqyuese de Vila Viçosa e a segunda, organizada pela Confraria da Santíssima Trindade , no dia 26 de março , com início na Avenida do Alandroal e termina na Igreja da Esperança.”

A Semana Santa, que vai decorrer de 24 a 31 de março, vai começar com “ a celebração do domingo de ramos na Igreja da Misericórdia seguida de Procissão para a Igreja de São Bartolomeu”.

Na Quinta-feira Santa realiza-se , como é habitual, a Missa de Lava Pés  e na sexta-feira a  Adoração da Santa Cruz, cerimónias religiosas que vão “decorrer na Igreja de São Bartolomeu.”

A Descida da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor, a realizar na sexta-feira santa, pelas 21 horas, irá ter lugar no Santuário da Padroeira de Portugal.

A Vigília Pascal , no sábado de Páscoa e uma única eucaristia no domingo de Páscoa, ecnerram as comemorações em Vila Viçosa.

Populares