18.7 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Junho 24, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Serpa: Partido Socialista quer construção imediata do Bloco de Rega de S. Bento!

A Assembleia Municipal de Serpa lamentou o adiamento e exigiu a construção imediata do novo bloco de rega do Alqueva no concelho, mas a empresa gestora diz que fica para uma fase posterior, devido ao orçamento disponível.

Os membros eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia Municipal de Serpa apresentaram, na reunião deste órgão do passado dia 25 de fevereiro, uma  moção designada ““Pela construção imediata do Bloco de Rega de São Bento”, moção que acabou por ser  aprovada por maioria, com uma abstenção de um eleito da CDU.

Em declarações à  Rádio Planície, Manuel Baiôa, deputado do PS na Assembleia, justificou a presente moção porque “já há alguns anos, que o Governo e a EDIA tinham um processo de alargamento da área de rega, em que se previa, que houvesse um aumento, aqui no perímetro de rega de 120 mil ha para 170 mil. Entre os vários blocos, que estavam previstos, encontrava-se o bloco de rega de S. Bento” acrescentando ainda “este bloco tem um total de 4232 ha e está subdividido em 2 blocos, um que se situa na União de Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale Vargo e o outro na freguesia de Vila Verde de Ficalho. Havia a espectativa que este ano avançasse a obra”.

O socialista salientou ainda a preocupação pelo fato de em dezembro passado o Governo ter lançado um aviso no qual  o bloco de rega de S. Bento não se encontra inserido.

De acordo com a moção apresentada, este bloco de rega tem uma grande “relevância socioeconómica”, pois permitirá integrar no sistema de regadio “uma população que não possui grandes incentivos de fixação”, revelando-se  essencial para reduzir a diminuição da população nestas freguesias e permitir a diversificação as actividades económicas.

A moção dá ainda conta que  “o  presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), José Pedro Salema, explicou a redução da área de alguns blocos e o adiamento do lançamento de outros pelo “aumento dos custos de construção e de equipamentos”. 

Segundo o deputado socialista, esta decisão é inaceitável e por isso exigem, através da moção apreentada e agora aprovada, ao Governo, ao Ministro da Agricultura e à EDIA que seja construído imediatamente o bloco de Rega de São Bento”.

Fonte: Rádio Planície

Populares