Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, Serpa vai receber a 22ª edição da Feira do Queijo do Alentejo no Parque de Feiras e Exposições de Serpa.
Na feira que tem como costume receber milhare de visitantes, vão estar representados queijos de todo o país com Denominação de Origem Protegida (DOP), nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa, Serra da Estrela; os DOP espanhóis Mehon-Menorca e Manchego, queijos da Ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, e vários outros queijos nacionais e internacionais.
Outro produtos regionais de maior qualidade, como enchidos, azeite, vinho e mel, e uma grande variedade de produtos artesanais são outro atrativo da Feira do Queijo do Alentejo.
O programa inclui atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, sendo de assinalar as oficinas de fabrico de queijo, a exposição de ovelhas e o concurso de raça Île de France, o concurso regional do Cão da Serra de Aires, as demostrações de tosquia, e uma mostra de cães de pastoreio. Integrado na Feira está também o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Alentejo”.
A iniciativa, cuja organização está ao cargo da Câmara Municipal de Serpa em colaboração com outros organizadores contará com a presença de representantes de queijarias locais que disponibilizarão produtos para degutação e compra.
A entrada para o evento vai ser totalmente gratuita e contará também com a participação do Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo e do Grupo Os Alentejanos, que vão animar o evento com o cante, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Fonte: O Atual