18 C
Vila Viçosa
Terça-feira, Abril 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Serviço de recolha de lixo considerado tóxico vai estar no Alandroal!

De 1 a 5 de fevereiro poderá deixar os seus resíduos perigosos na Praça da República, junto da Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos.

A Gestão Ambiental de Resíduos (GESAMB) disponibilizou ao distrito de Évora um serviço de recolha de resíduos domésticos de proximidade, denominada Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P). No ano passado, durante o mês de novembro, esta passou por Évora, Mourão e Reguengos de Monsaraz. 

Desde o arranque da iniciativa já foram recolhidas cerca de 1 tonelada de lixo considerado tóxico, número que se prevê aumentar há medida que a Unidade Móvel avança para os nove concelhos restantes, de acordo com a Green Savers.

O objetivo deste serviço é recolher resíduos domésticos que não podem ser colocados nem nos ecopontos, nem no lixo normal. Como exemplo desses resíduos são tintas, cosméticos, telemóveis, lâmpadas, aerossóis, pesticidas ou pilhas, inflamáveis, corrosivos, entre outros que, se forem colocados num lixo comum, podem levar ao risco de saúde das populações e do meio ambiente.

No decorrer de 2022, a UER2P vai passar pelos concelhos do Alandroal (1 a 5 de fevereiro); Redondo(8 a 12 de fevereiro); Vila Viçosa (15 a 19 de fevereiro); Borba (22 a 26 de fevereiro); Estremoz (2 a 5 março / 7 a 10 de março); Arraiolos (16 a 19 março / 21 de março); Mora (23 a 26 março / 28 março); Mortemor-o-Novo (30 a 31 março / 1 a 2 abril/ 4 a 8 de abril); Vendas Novas (9 a 17 maio) e, uma vez mais, Évora, (22 e 23 de abril / 26 a 30 de abril / 2 a 6 de maio), sendo o serviço totalmente gratuito. 

Populares