25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sines: Trabalhos na comporta de descarga de fundo da Barragem de Morgavel estão concluídos

A Águas de Santo André realizou recentemente uma intervenção na Barragem de Morgavel de elevado risco, com
enorme sucesso.

A Águas de Santo André (AdSA) é responsável por garantir o fornecimento deste recurso à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), assegurando condições para que o crescimento deste parque, que é um dos maiores polos industriais da Península Ibérica, ocorra de forma sustentável do ponto de vista hídrico.

A empresa considera ainda que a disponibilidade do recurso água é uma condição essencial para assegurar o desenvolvimento económico e social de qualquer região.

No seguimento desta permissa, e prosseguindo com o objetivo de fomentar a eficiência e a resiliência do sistema de
abastecimento de água industrial, no passado mês de outubro, a AdSA concluiu os trabalhos de inspeção e manutenção da comporta de descarga de fundo da Barragem de Morgavel, localizada em sines.

Esta intervenção foi planeada e executada em duas etapas, sendo a primeira a inspeção do túnel da descarga de fundo da barragem, para avaliar o seu estado de conservação e as necessidades de manutenção, e a segunda, a movimentação e reparação da respetiva comporta.

Os trabalhos foram executados conforme planeados e concluídos com enorme sucesso, permitindo assim alinhar a performance desta infraestrutura com as melhores práticas da AdSA em termos de gestão de perdas, passando a constituir um exemplo de eficiência hídrica, tal como tem sido prática desta empresa no que respeita à gestão das suas redes de abastecimento de água para consumo humano.

A AdSA efetuou estes trabalhos contando para tal com o apoio da Associação de Voluntariado de Proteção Civil e os
Bombeiros de Vila Nova de Santo André. A eficiência alcançada traduziu-se numa poupança efetiva de cerca de 4 hectómetros de volume de água, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e para a resiliência de todo o sistema de abastecimento de água industrial à Zona Industrial e Logística de Sines.

Populares