8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Fevereiro 23, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Situação de seca aumentou no Distrito de Beja no mês de dezembro

Apesar da chuva que tem ocorrido, a situação de seca meteorológica aumentou aumento da área e da intensidade na região Sul no passado mês de dezembro.

Os dados constam do Boletim Climatológico de Dezembro agora divulgado pelo Instituto Português do mar e da Atmosfera(IPMA).

No último mês de 2023, 38% do território estava em seca meteorológica. Comparativamente com os dados de Novembro, verificou-se um aumento uma vez que neste mês a percentagem era de 19,4%.

Alguns distritos que estavam em novembro na classificação de seca fraca passaram agora para a classe de seca moderada. Esta situação ocorreu nos distritos de Setúbal, Beja e Faro.

De acordo com o referido boletim climatológico, em termos de distribuição percentual por classes do índice PDSI no território continental, no final de dezembro verificava-se: 9.0 % na classe chuva severa, 19.5 % na classe de chuva moderada, 17.1 % na classe de chuva fraca, 16.8 % na classe normal, 21.4 % na classe de seca fraca e 16.2 % na classe de seca moderada.

Já no que diz respeito à percentagem de água no solo, segundo o Boletim climatológico, registou-se um aumento, especialmente nas regiões do Norte e Centro, ainda assim no Baixo Alentejo e Algarve há regiões que se mantém com valores entre 20 e 40%


Populares