10.4 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sob o “olhar” da Sra da Boa Viagem e Sra de Aires..!Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo traz novidades em 2024!(c/som)

A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo é um dos maiores eventos equestres nacionais que recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, Moita e Viana do Alentejo.

A Romaria realizou-se durante muitos anos mas sofreu depois uma paragem de mais de 70 anos, tendo sido retomada em 2001.

Começa com os lavradores da Moita deslocavam-se ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas.

Hoje, apesar dos tempos serem diferentes, esta tradição foi retomada e é das mais acarinhadas do país, sendo também considerada o segundo maior evento a nível.

A edição de 2024 desta Romaria já tem data definida: de 23 a 28 de abril e há novidades.

Em declarações à Rádio Campanário, Joaquim Bacalas , técnico da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, responsável pela organização do evento em colaboração com a Câmara da Moita, referiu-nos “estamos a preparar a edição deste ano com alguma antecedência porque uma das novidades é que a edição deste ano tem mais um dia de Romaria” explicando que as equipas técnicas estão no terreno a prepararem as etapas , para que as mesmas possam ir de encontro ás expetativas do Romeiros.”

Para já ainda não decorre o período de inscrições. Estão a ser preparados os últimos detalhes. Joaquim Bacalas acrescenta a este propósito que vai ser disponibilizada “a possibilidade de uma pré-inscrição, a um custo mais reduzido, para que o maior número de participantes se possa inscrever com algum tempo de antecedência” facilitando assim a “vida” de quem prepara este evento.

Se em 2023 esta Romaria contou com mais 500 participantes , a expetativa da organização é que em 2024 o número aumente . A ajudar a que isto seja possível estão dois factores “mais um dia de romaria e o facto de haver um feriado pelo meio das datas definidas para a edição deste ano”.

Outra das novidades na Romaria deste ano será o facto de “as etapas serem mais curtas em termos de distância” algo pedido pelos Romeiros há já algum tempo.

O responsável explica “o percurso mantém-se igual, ou seja os mesmos 150 quilómetros no total.” Acrescenta contudo “como temos mais um dia e mais uma etapa, face ao ano passado, isso permite-nos diminuir a dimensão das já existentes.

A última novidade para a Romaria a Cavalo deste ano é o regresso a uma zona onde há já 15 anos que a Romaria não passa: “o regresso à zona de Casa Branca, junto a Escoural” , para onde está programada uma paragem .

A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo junta centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro.

Num ambiente de convívio, partilha, espírito de ajuda e fé , percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, padroeira da Moita, que se junta, à chegada a Viana do Alentejo, à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires.

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Populares