18.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Sono das crianças de Évora: Universidade promove ações para melhorar qualidade de vida e bem-estar!!

No seguimento dos resultados do estudo sobre Hábitos de Atividade Física e Hábitos de Sono, que a Universidade de Évora divulgou no dia internacional do sono, iniciamos dia 27 um conjunto de ações que procuram contribuir para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das crianças.
Assim, no dia 27 der Abril, entre as 18h00 e as 19h00 decorrerá no Palácio D. Manuel, em Évora, um Workshop para Pais e Encarregados de Educação.
O workshop será orientado por Dr. Filipe Glória Silva, médico pediatra especialista em sono, e pela Investigadora Universitária na área do Brincar, Professora Guida Veiga.
Serão apresentadas informações sobre os dados do estudo, orientações para encarregados de educação que ajudem a criança e os encarregados de educação a planear os tempos de sono e de brincar. Serão também analisadas as consequências, para o desenvolvimento da criança, de ter perturbações de sono, dormir pouco e brincar pouco.

Durante o tempo de realização do Workshop, técnicos da CME estarão no local para dinamizar atividades com as crianças cujos encarregados de educação participem na ação.

Recorde-se que, tal como a Rádio campanário noticiou, no Dia Mundial do Sono, conheceram-se os resultados de um estudo sobre Hábitos de Atividade Física e Desportiva e Hábitos de Sono, desenvolvido por investigadores da Universidade de Évora (UÉ), que teve como população-alvo todas as crianças que frequentam o 1º ciclo nas escolas públicas e privadas do concelho de Évora.

Este estudo mostrou que quase metade (44%) das crianças do 1º ciclo no Concelho de Évora apresentam sinais de perturbações do sono, observando-se que apenas 10% dos pais possuíam essa consciência” realça Paulo Infante, professor e investigador da academia alentejana.

Constatou-se, ainda, que mais de um quarto das crianças (28%) dorme menos do que o tempo recomendado (9,5h por noite). “O sono insuficiente foi associado a hábitos como o de ir dormir tarde, ter dificuldade em adormecer sozinho e ficar a ver televisão e outros ecrãs antes de dormir” acrescenta o mesmo professor.

Por outro lado, verificou-se que as crianças que praticavam atividade física durante pelo menos 60 minutos todos os dias têm melhor qualidade de sono.

Os resultados deste estudo permitiram dar base científica à conceção de linhas de intervenção e campanhas de sensibilização, por um lado, junto de Encarregados de Educação e professores para mitigar e prevenir problemas de sono nas crianças e para aumentar a prevalência de atividade física nas crianças deste grupo etário, e, por outro lado, junto de pediatras e médicos de família, para o diagnóstico precoce e prevenção, com maior investimento em ações de Educação para a Saúde. 

Os dados obtidos através deste estudo permitiram concluir que se trata de um problema de saúde pública, sendo imperativo atuar ao nível da prevenção, alertando encarregados de educação e professores para a importância desta temática” sublinha Paulo Infante.

As principais causas de perturbações do sono na infância estão relacionadas com o stress, cansaço, falta de regras na hora de dormir, privação de sono, problemas respiratórios, temperamento difícil da criança e problemas emocionais.

Populares