34.3 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Maio 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Start Campus e Nautilus Data Technologies com parceria para opções de arrefecimento sustentável no Campus SINES 4.0

SINES 4.0

A Star Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do Projeto SINES 4.0 – um centro de dados de hiperescala de 495 MW – e a Nautilus Data Technologies, anunciaram um memorando de entendimento estratégico para a tecnologia da Nautilus, para apoiar o arrefecimento sustentável das operações do Projeto SINES da Start Campus.

Nos termos do memorando de entendimento, a Start Campus integrará o sistema pioneiro de arrefecimento com consumo zero de água da Nautilus, uma tecnologia patenteada que comprovadamente aumenta a eficiência energética e as capacidades de arrefecimento em várias fases do projeto. Tal como referido no acordo, a Start Campus e a Nautilus irão trabalhar em conjunto para implementar a tecnologia de arrefecimento durante a Fase 1 da construção, atualmente em curso em Sines. As unidades ajudarão a melhorar os projetos de refrigeração existentes no campus para satisfazer os requisitos de servidores de alta densidade e refrigerados a líquido da Start Campus. Na Fase 2, a Start Campus planeia aproveitar toda a tecnologia integrada da Nautilus e a solução de fornecimento para a sua expansão de 120 MW.

“Na Start Campus, acreditamos em alargar os limites do que é possível no ecossistema dos centros de dados”, afirma Afonso Salema, CEO da Start Campus. 

“A Start Campus está sempre entusiasmada por encontrar parceiros dedicados que partilham a nossa visão para um modelo de centro de dados sustentável e eficiente. Esta parceria com a Nautilus alinha-se perfeitamente com a nossa missão de explorar soluções inovadoras que maximizem a eficiência e minimizem o impacto ambiental. Mal podemos esperar para ver o futuro desta colaboração”, acrescentou.

Rob Pfleging, CEO da Nautilus Data Technologies diz que “A Nautilus fornece a infraestrutura de base que, quando combinada com parceiros como a Start Campus, abre caminho para os centros de dados mais eficientes e sustentáveis”. O CEO da Naitilus acrescentou ainda que “”A parceria com a Start Campus, visionária no sector dos centros de dados, permite-nos elevar a eficiência e a gestão ambiental das nossas soluções. Juntos, estamos a remodelar o plano cenário dos centros de dados do futuro.”

O acordo assinado solidifica a ambição partilhada da Start Campus e da Nautilus de revolucionar o desenvolvimento de centros de dados através da inovação ecológica. A sua experiência combinada promete moldar o futuro da indústria, adotando práticas sustentáveis e soluções de arrefecimento avançadas.

De acordo com a Start Campus, à medida que a parceria evolui, ambas as entidades preveem que o sistema patenteado de arrefecimento a água da Nautilus desempenhe um papel integral nos projetos da Start Campus. O objetivo mútuo é incorporar toda a amplitude da tecnologia de ponta da Nautilus em projetos futuros, impulsionando uma maior eficiência e sustentabilidade no sector dos centros de dados.

Populares