5.9 C
Vila Viçosa
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Superou as Expectativas”: Presidente elogia o grande sucesso da 1º Feira de Doces Conventuais

A primeira edição da Feira de Doces Conventuais de Vila Viçosa, que decorreu este fim de semana nos claustros do Seminário de São José, terminou com um balanço surpreendentemente positivo. O evento, que reuniu doceiros calipolenses e das redondezas, um grande número de visitantes, incluindo do país vizinho, Espanha.

Em entrevista à Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, manifestou a sua satisfação: “O Balanço é extremamente positivo, ficamos até surpreendidos, nós próprios, pela positiva, uma primeira edição é sempre uma primeira edição, há coisas a melhorar, aprendemos com ela, mas não pensámos que o sucesso fosse tão grande.

“Não pensámos ter esta afluência, nem nós nem os doceiros, pensaram que iria ser uma coisa destas, portanto, foi de facto muito bom.”

A feira destacou-se não só pela qualidade dos doces apresentados, mas também pela estratégia de divulgação adotada. “Fizemos uma boa divulgação em toda a Estremadura e nos nossos vizinhos espanhóis. Uma divulgação em revistas da especialidade, neste caso, foi a Visão, que tem uma separata para doces e alimentos. Também convosco, com toda a comunicação social local e regional, e tivemos também a RTP no primeiro dia, portanto, antes da abertura, durante a manhã.

Portanto, o que fez toda a diferença, e penso que este conjunto fez toda a diferença e as pessoas estão aí porque souberam, ou através dos sites, ou das rádios locais, dos jornais ou da RTP,” explicou o presidente.

Além de ser uma vitrine para os doces tradicionais, a feira também serviu como uma oportunidade para os empresários locais. “As feiras são oportunidades para as pessoas, mas também para os empresários, que eu julgo que poderão conseguir crescer e ter a certeza de que têm os produtos vendidos na feira dos doces. Mas não só porque ficam conhecidos durante o ano, podem trocar contactos com outros.”

Inácio Esperança também destacou a importância da feira para a promoção do património cultural de Vila Viçosa: “A questão dos doces faz parte integrante da nossa candidatura a património mundial. Somos em Portugal, um dos grandes inventores de concelhos, onde se inventaram ou criaram muitos doces conventuais. Temos 3 conventos com um número enorme de doces, convento da Esperança, convento das Chagas e convento de Santa Cruz. É muito bom para nós e para o nosso património também. “concluiu.

Populares