13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Tem alergias? Proteja-se! Vem aí uma semana com concentrações elevadas de pólen no Alentejo!

Se tem problemas com alergias , a próxima semana será difícil pois as previsões indicam que as concetrações de pólen no ar vão manter-se elevadas.

De acordo com a informação avançada pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) , através do Boletim Polínico , na semana de  24 a 30 de maio , todas as regiões de Portugal continental vão estar com concentrações elevadas de pólen na atmosfera.

No que diz respeito à região Alentejo, a concentração de pólen na atmosfera vai estar elevada, com destaque dos grãos provenientes das árvores oliveiracastanheiro, pinheiro sobreiro e das ervas gramíneas, azeda, tanchagem, quenopódio, urtiga e urticáceas (inclui a parietária).

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), face ás previsões, deixa algumas recomendações:

-Evite realizar actividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas. Passeios no jardim, cortar a relva, campismo ou a prática de desporto na rua, irão aumentar a exposição aos pólenes e o risco para as alergias.

-Sempre que viajar de carro tenha as janelas fechadas. Assim poderá passear reduzindo significativamente o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral. Em casa deverá manter as janelas fechadas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

-Uma forma eficaz e prática de evitar queixas oculares será a utilização de óculos escuros sempre que sair à rua.

-A medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia. Consulte um médico especialista de Imunoalergologia para o diagnóstico correcto e prescrição do medicamento mais adequado. A prevenção poderá passar pela realização de vacinas anti-alérgicas.

Foto: NM

Populares