10.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Terena: “Temos que praticar preços semelhantes aos do maior lago artificial da Europa para que possamos fazer face às despesas anuais”, diz presidente da Associação de Beneficiários do Lucefecit (c/som e fotos)

O Grupo parlamentar do Partido Social Democrata reuniu-se, esta segunda-feira, 15 de fevereiro, em Terena.

A Associação de Beneficiários do Lucefecit, a Cersul- Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul,a ANCPA – Associação Nacional de Criadores de Porco Alentejano apresentaram as suas preocupações e propuseram alternativas ao grupo parlamentar da Comissão da Agricultura do PSD que visam  fomentar o crescimento do volume de negócio de cada entidade local ,de modo, a poderem tornar-se mais competitivas.

A Rádio Campanário esteve na sessão e falou com o deputado do PSD, do circulo eleitoral de Évora, Costa da Silva, que realçou a pertinência desta iniciativa afirmando que “ achámos que é importante manter esta ligação umbilical a um setor decisivo do nosso território, como a agricultura”.

Segundo o deputado do PSD “ pretendemos reunir um caderno de encargos que integre um conjunto de preocupações para que possamos ajudar estes agricultores a resolver os seus constrangimentos e se for necessário estamos dispostos a exercer alguma pressão política para que possam concretizar os seus projetos”.

Costa da Silva salienta que “ iremos garantidamente defender na Assembleia da República a articulação entre a barragem de Lucefecit e a barragem do Alqueva, um investimento que apesar de não ser muito significativo é decisivo para a estabilidade e desenvolvimento do concelho”. Expressa ainda que “ foram nos apresentadas soluções muito concretas  que são pouco representativas num orçamento gigantesco, portanto, temos uma oportunidade para ajudar o interior”.

 

A esta Estação Emissora, o presidente da Associação de Beneficiários do Lucefecit, Gonçalo Tristão, conta-nos que “ a seca é um problema estrutural com o qual nos debatemos há muito tempo, sendo que temos anos em que  não existe água suficiente para desenvolver uma campanha normal de rega ,razão pela qual temos vindo a insistir junto das autoridades competentes no sentido de nos ser dada a possibilidade de termos uma ligação direta com o Alqueva”.

Para o presidente da associação anfitriã “   mesmo estando tão próxima a albufeira de Lucefecit, é neste momento, a única que não está ligada ao Grande lago “.

Gonçalo Tristão diz-nos que “ infelizmente devido aos períodos de escassez de àgua e ao elevado consumo energético temos que praticar preços semelhantes aos do Alqueva para que possamos fazer face às despesas anuais”.

Instado a comentar a visita do grupo parlamentar da Comissão da Agricultura do PSD, refere que “ estas reuniões no terreno são importantes para que possamos mostrar o nosso potencial e as nossas fragilidades”.

O comité do PSD visitou ainda o Enoturismo da Fundação Eugénio de Almeida.

 
 

Populares