25.4 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Terra mãe do Azeite do Alentejo, Moura vai ter um novo Lagar!


A Câmara Municipal de Moura e a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB) assinaram esta quinta-feira, 22 de fevereiro, no Lagar de Varas do Fojo, em Moura, um contrato de urbanização que visa o alargamento do lagar da CAMB.

Este processo foi despoletado depois da Cooperativa ter manifestado o seu interesse na realização de uma operação urbanística em prédios pertencentes ao Município, tendo apresentado um estudo prévio para a construção de um novo lagar em Moura, dada a necessidade de ampliação do atual, para fazer face às suas necessidades.

Atenta a esta necessidade, a Câmara Municipal de Moura, reconhecendo o interesse público na construção de um
novo lagar, dado o relevo económico e social local da atividade desempenhada pela CAMB, e dada a inexistência de alternativas de localização com dimensão adequada em Moura, decidiu, no decurso da revisão do Plano Diretor Municipal, desenvolver esforços que venham a viabilizar a operação que a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos pretende efetuar.

Neste sentido foi, hoje, assinado o contrato de urbanização que fundamenta a classificação do solo do Município como urbano, viabilizando assim a operação pretendida pela Cooperativa.
Após a referida classificação do solo como urbano pela revisão do PDM de Moura será constituído direito de superfície a favor da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos quanto aos prédios ou parte dos prédios objeto do presente contrato, de modo a viabilizar a aprovação da operação urbanística pretendida, que se reconhece prosseguir igualmente
o interesse público.

Populares