13.2 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Trabalhos arqueológicos da Muralha da Idade do Bronze descoberta em Beja prosseguem!

O Projeto Outeiro do Circo, financiado pela Câmara Municipal de Beja e com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto, tem a sua  última campanha de trabalhos arqueológicos do PAOC-Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja)-PIPA 2019-2021 a decorrer, estando previsto o seu término a  27 de agosto.

Os responsáveis pelo projeto divulgaram ontem, no seu blog, as notas de campo recolhidas nesta última semana relativamente ao objetivo a que se propõe,.

Assim, conforme pode ler-se nesta página “Durante a 2ª semana da campanha de 2021 do Projecto Outeiro do Circo prosseguiram os trabalhos de definição da muralha, com especial incidência na base em pedra no topo do talude e na área entre a face interna e uma outra estrutura que se desenvolve paralelamente à muralha e que poderá corresponder a um reforço ou remodelação.”

Segundo os responsáveis desta iniciativa, “a  base da muralha é constituída por dois alinhamentos em pedra, assentes em terras escuras, com uma largura superior a 2,5 metros, sendo o interior preenchido por um enchimento de pedra irregular e terras esbranquiçadas com muitas cinzas. “

Esta área, adianta ainda,  “revela um bom estado de conservação da estrutura e uma grande quantidade de materiais cerâmicos, destacando-se a presença de vários fragmentos de cerâmicas decoradas com “ornatos brunidos”, e um importante conjunto faunístico. Na estrutura regista-se ainda a presença de inúmeros fragmentos de mós reutilizados. “

Este achado está a atrair cada vez mais a atenção das pessoas e por isso mesmo referem “Nesta semana aumentou o número de visitantes no Outeiro do Circo, que para além de aproveitarem para conhecer melhor o sítio arqueológico, envolvem-se no processo de trabalho, participando nas escavações, devidamente apoiados pela equipa técnica.”

Realizou-se também a 1ª Barferência desta campanha, com um enquadramento geral sobre a Zooarqueologia e  uma comparação entre os registos da Idade do Cobre e da Idade do Bronze .

Por último, nesta semana, a equipa do Projecto Outeiro do Circo colaborou com a Câmara Municipal de Beja no âmbito da iniciativa “Pelas Aldeia de Beja”, quedecorreu em Mombeja e onde foram apresentados alguns materiais recolhidos no Outeiro do Circo e efetuada uma síntese do projecto e do seu programa de envolvimento comunitário.

Recorde-se que esta campanha tem como objetivo terminar os trabalhos que tem sido desenvolvidos desde 2019, que permitiram a descoberta de um troço da muralha da Idade do Bronze e novos dados relacionados com a ocupação do sítio durante a Idade do Ferro. 

Fonte/Foto: outeirodocirco.blogspot.com

Populares