8.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Maio 20, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Triunfo Alentejano na noite dos Óscares, Gonçalo Jordão satisfeito com este galardão (c/som)

“Foi com grande satisfação que vi que o filme tinha sido premiado na minha área” refere com alguma emoção Gonçalo Jordão, um dos muralistas do “Grand Budapest Hotel”, de Wes Anderson, distinguido em Hollywood este domingo à noite.

O pintor que foi responsável pela pintura das paredes do lobby do hotel no filme Grand Budapest Hotel que arrecadou quatro Óscares dos nove para que estava nomeado (melhor banda sonora original, melhor guarda-roupa, melhor caracterização e melhor direção de arte) diz-se satisfeito pelo reconhecimento da Academia das Ciências e Artes Cinematográficas em Hollywood, acrescenta que “não estava em Los Angeles, mas viveu intensamente a noite dos Óscares a partir de Viana do Castelo, e em contacto, via skype, com os seus amigos nos Estados Unidos”.

Gonçalo Jordão que está em Viana do Castelo a recuperar as pinturas de um edifício municipal, adiantou à Rádio Campanário que “estava à espera deste prémio, porque o filme foi feito com muito detalhe, foi um trabalho muito acompanhado pelo realizador” dizendo que o trabalho baseou-se “na reprodução de oito obras do pintor romântico alemão Casper Friedrich que eu ampliei para telas de 5:8 para tentar simular pinturas a fresco na parede no lobby do hotel dos anos 30”.

O pintor português foi convidado na sequência de outros trabalhos que estava a realizar para o cinema também em Babelsberg, perto de Berlim. Trabalhou na produção da nova versão de A Bela e o Monstro (2014), realizada por Christophe Gans e protagonizada por Léa Seidoux e Vincent Cassel e também em O Quinto Poder (2013), que Bill Condon realizou sobre Julian Assange, o jornalista e activista do WikiLeaks, como refere Gonçalo Jordão à Rádio Campanário realçando que demorou dois meses e meio neste trabalho que incluía uma equipa de 500 pessoas.

O pintor português de 41 anos de idade nasceu e estudou em Lisboa. Formado em pintura pelo Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e pela Escola Superior de Artes Decorativas. Atualmente, Gonçalo Jordão vive em Mourão, no Alentejo, onde fundou com a sua mulher a empresa de pintura mural Afterwal. 

Populares