24.9 C
Vila Viçosa
Domingo, Abril 14, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Troço ferroviário Freixo/Alandroal do corredor internacional entra na fase final de construção.

A construção do troço ferroviário Freixo/Alandroal, uma componente chave do Corredor Internacional Sul que visa conectar o Porto de Sines à fronteira do Caia (Elvas), está a aproximar-se da sua conclusão. Esta fase final do projeto envolve uma série de passos importantes para assegurar a funcionalidade, segurança, preparando-a para a operação comercial.

Após a instalação do balastro, dos dormentes e dos carris, a obra entra numa etapa meticulosa de verificação e ajustes. O alinhamento dos carris são escrutinado para cumprir com os padrões técnicos exigidos, garantindo assim a segurança e eficiência da futura operação ferroviária.

Um especto fundamental desta fase é a soldagem da linha, processo que visa formar segmentos contínuos e reduzir as irregularidades na via. Paralelamente, a compactação do balastro em torno dos dormentes é refinada, estabilizando a base sobre a qual os trilhos assentam e otimizando a distribuição de carga e a drenagem.

A instalação de equipamentos de sinalização e comunicação ao longo da linha é outro marco importante, estabelece sistemas necessários para a gestão do tráfego e a segurança operacional. Além disso, a eletrificação da linha é realizada quando a instalação de postes, cabos, subestações e sistemas de alimentação elétrica.

Antes da inauguração, a linha é submetida a testes, incluindo testes de carga, velocidade e verificação dos sistemas de sinalização e comunicação.

A limpeza da área em redor da linha e a remoção de detritos são etapas finais antes das inspeções regulatórias e de conformidade, que garantem que todos os aspetos da linha férrea atendam aos padrões nacionais e internacionais relevantes.

Populares