O projeto turístico Roncão d’El Rei, liderado por José Roquette e em obras nas margens do Alqueva, poderá “cair”, devido à falta de financiamento bancário, o que suscita “grande preocupação” ao autarca de Reguengos de Monsaraz.
O empresário José Roquette alertou hoje, em declarações à Agência Lusa, ser “insustentável continuar a suportar os enormes custos que este impasse [com a banca] vem trazendo ao projeto”.
Já o presidente do município de Reguengos de Monsaraz, José Calixto (PS), disse estar a acompanhar o processo com “muita preocupação”.
Em declarações ao jornal Público, José Roquette foi peremptório: “Este projeto está a custar 12 mil euros por dia, o que em cada três meses perfaz um milhão. Tenho de fazer as contas e saber até onde é que os anéis podem ir, sem pôr em risco o fundamental.” Por isso, assegura: “Esgotei a capacidade de intervenção e se não conseguir encontrar uma solução, não tenho outra hipótese a não ser parar e parar de forma definitiva, com grande pesar meu.”
Na primeira fase de construção deste megaprojeto alentejano, prevê-se investir cerca de 90 milhões de euros. Deste valor, 55 milhões já foram aplicados na construção do campo de golfe, no pagamento de projetos arquitetónicos do hotel e da marina e em infra-estruturas. Roquette lembra que já avançou, do seu bolso, com 27,5 milhões de euros, que representam 50% de autofinanciamento, valor que, em regra, não ultrapassa os 25%. O QREN investiu também 27 milhões, mas as obras estão paradas à espera que a CGD e o BPI, responsáveis pelo financiamento do Parque Roncão d”el Rei, avancem com os 35 milhões de euros acordados.
Em Agosto, o Governo declarou este projeto, por despacho, de interesse estratégico nacional, tendo em conta o impacto que pode ter numa região desertificada e deprimida do país. O plano global de construção do Parque Alqueva, localizado entre Reguengos de Monsaraz e a albufeira, estende-se por 2068 hectares, distribuídos por três fases, exigindo mil milhões de euros de financiamento e gerando 5100 postos de trabalho, 2100 dos quais diretos.