5.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ucrânia: Bombeiros tocam sirenes às 11h00 desta terça-feira em gesto solidário

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apelou ontem  a todas as corporações dos bombeiros do país para que toquem as sirenes pela Ucrânia às 11h00 desta terça-feira.

No comunicado divulgado pode ler-se “A Liga dos Bombeiros Portugueses propõe a todos os dirigentes e comandos das associações e corpos de bombeiros de Portugal para que amanhã, dia 1 de Março, às 11h00, durante 30 segundos, acionem a sirene dos seus quartéis em demonstração de solidariedade para com os bombeiros ucranianos, povo ucraniano, onde quer que ele esteja, nomeadamente no nosso país”.

Com este gesto, a LBP pretende manifestar solidariedade para com os Bombeiros Ucranianos, com o povo ucraniano e com o País que neste momento está a braços com inúmeros ataques por parte da Rússia.

Nreste mesmo comunicado a Liga dos Bombeiros Portugueses refere ainda que  “acompanha e incentiva as associações e corpos de bombeiros, bem como outras organizações não governamentais, que desencadearam acções de recolha de bens e outros recursos para solidariamente os fazerem chegar aos cidadãos ucranianos”. A LBP sublinha ainda que está a empenhar esforços para fazer chegar aos bombeiros da Ucrânia um donativo que lhes permita adquirir equipamento de socorro para prestar apoio às populações.”

Recorde-se que a Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e quase 500 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

A operação tem sido veemente condenada em todo o mundo.

Fonte: Alvorada

Populares