A cerimónia contou com um minuto de silêncio em memória das vítimas da Ucrânia.
A Universidade de Évora (UÉ) entregou esta tarde o Prémio Vergílio Ferreira 2022 à professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Helena Carvalhão Buescu, numa cerimónia realizada esta tarde, na academia alentejana.
Segundo a UÉ, a cerimónia aconteceu na Sala dos Docentes, no Colégio do Espírito Santo, e contou com intervenções da premiada, do júri e da reitora, Ana Costa Freitas.
A 20 de dezembro passado, a universidade alentejana anunciou que o júri do galardão tinha decidido atribuir a distinção à professora catedrática Helena Carvalhão Buescu, que leciona Literatura Comparada e é considerada a “autoridade incontestável dos estudos comparatistas”.
“O alcance do ensaio de Helena Buescu transcende o contexto estritamente académico: a compreensão do mundo e a sabedoria plasmadas nos seus textos ensaísticos, das quais decorrem não apenas o ímpeto pedagógico natural como o olhar humanista inspirador, encontram-se bem patentes”, salientou o júri, na altura.
Instituído pela UÉ em 1996, para homenagear o escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), este prémio literário destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio.
A edição de 2022 do galardão, segundo a universidade alentejana, contou com nomeações oriundas de seis instituições, em representação de dois países.
“O conjunto da obra de Helena Carvalhão Buescu e o seu trabalho académico ofereceram e continuam a oferecer um contributo assinalável para o estudo de literaturas e culturas lusófonas em âmbitos que incluem e ultrapassam largamente o contexto nacional”, realçou a universidade.