Imprimir esta página

Evora

Fundação Eugénio de Almeida promove 8ª edição do Dia Aberto

Agenda Cultural 23 Set. 2020

Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a Fundação Eugénio de Almeida irá promover a 8ª edição do seu Dia Aberto, com um conjunto de atividades gratuitas, concebidas para dar a conhecer os espaços, as equipas, os projetos e o sentido da sua missão.

A iniciativa enquadrada no Dia Europeu de Fundações e Doadores – que se celebra no dia 01 de outubro e que tem o propósito de valorizar o contributo do setor fundacional para o bem comum – pretende fortalecer os laços que ligam a Fundação Eugénio de Almeida à cidade e à região.

Os visitantes poderão assistir à atuação “Vem devagarinho para a minha beira – Voz e Dois Pianos”, com Vitorino Salomé, Filipe Raposo e João Paulo Esteves da Silva, que acontecerá no cenário singular e repleto de história do Páteo de S. Miguel. Este é um projeto financiado pela Medida de Apoio à Comunidade Artística do Fundo Financeiro Extraordinário da Fundação, que se destaca por resultar num trabalho inédito, elegante, sóbrio e, em simultâneo, emotivo.

Haverá também o primeiro concerto realizado na Igreja do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli. Neste, o músico e compositor Carlos Maria Trindade – pilar da modernidade musical portuguesa, que integrou grupos fundamentais como os Heróis do Mar e Madredeus – interpretará “Estados de Alma”, assinalando esta data repleta de simbolismo institucional e evocando a memória da Cartuxa de Évora enquanto lugar de grande significado espiritual e cultural para a cidade. Em virtude da pandemia e no respeito pelas diretrizes da Direção Geral da Saúde, a atuação apenas contará com uma plateia restrita de espetadores, pelo que será transmitida em live streaming nas redes sociais da Fundação.

Na edição de 2020 do Dia Aberto, a Fundação irá também realizar diversas visitas guiadas, de que são exemplo as exposições Strata de Deanna Sirlin e Ilhéus de Moira Forjaz, o Enoturismo Cartuxa, que oferece a oportunidade de participar numa prova de vinhos e azeite, e ainda o conjunto arqueológico da Herdade das Murteiras, onde se poderão observar alguns monumentos megalíticos.

Consciente da importância de partilhar com a comunidade o vasto trabalho desempenhado pela Fundação Eugénio de Almeida no cumprimento dos seus estatutos, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento sustentável social da região, crianças e jovens serão desafiados a desenvolver o seu espírito de inovação e empreendedorismo ao usufruírem de “Manhãs e Tardes com Empreendedores Sociais”, protagonizadas por Miguel Neiva, um dos mais conceituados empreendedores sociais portugueses e criador do ColorADD®, Carlos Ramos responsável pelo projeto Board Games for Trainning e Cátia Ambrósio do projeto AlenFala.

Demonstrativo de que a Fundação Eugénio de Almeida tem sempre as suas portas abertas ao desenvolvimento cultural, social, educativo e espiritual, alguns dos locais emblemáticos serão palco de atividades culturais e lúdicas. No Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, decorrerá o “Heritage Indoor Sketchers”, um projeto que pretende convidar sketchers para uma tarde singular, passada a desenhar os espaços e objetos mais icónicos da Cartuxa de Évora. Já no Jardim das Casas Pintadas e no Jardim do Paço de S. Miguel terá lugar a “Poesia Graúda para Gente Miúda”, que propõe às famílias, com crianças entre os 4 e os 12 anos, embarcarem numa viagem à descoberta da Poesia, com Joana Cavaco e João Baião. Também outros espaços patrimoniais e equipamentos culturais estarão abertos, como o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a Coleção de Carruagens, o Paço de São Miguel e o Centro de Arte e Cultura.

Devido ao atual contexto pandémico, as medidas preventivas de higiene, segurança e distanciamento social serão asseguradas em todas as atividades, sendo por essa razão necessária a inscrição prévia, excetuando-se as visitas ao património e equipamentos culturais que serão livres.