Serpa

Serpa acolhe IV Encontro da Rede de Museus do Baixo Alentejo

Publicado em Agenda Cultural 19 março, 2019

O Auditório do Musibéria em Serpa recebe, no próximo dia 22 de março, a partir das 09.30 horas, o 4.º Encontro da Rede de Museus do Baixo Alentejo (RMBA), sob o tema “Museus entre o Turismo e as Comunidades”.

A ligação entre os Museus, o Património e o Turismo será alvo de várias intervenções na parte da manhã, enquanto que a tarde é reservada para uma sessão dedicada às relações entre os Museus e as comunidades locais.

O formato deste encontro inclui uma conferência inaugural intitulada “Sistema turístico e Projetos Culturais Territoriais – para uma sustentabilidade criativa”, a cargo de Pedro Prista, docente no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Seguem-se duas sessões com intervenções de oradores convidados para cada uma das temáticas a discutir, com José Gameiro, do Museu de Portimão com o tema “Ente o Turismo, o Património e a Comunidade onde fica o Museu?”, na sessão matinal, e Armanda Salgado, investigadora do CIDEHUS/Universidade de Évora, com a conferência “Alembraduras: proposta de mapeamento do património cultural imaterial no Baixo Alentejo” na parte da tarde.

Após as intervenções iniciais haverá lugar a várias comunicações centradas nas experiências de alguns parceiros da Rede, com exemplos de Serpa, Aljustrel, Mértola e de outros projetos museológicos existentes no território de atuação, como a Quinta do Quetzal (Vidigueira) ou o Museu da Luz (Mourão).

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa, em parceria com a Rede de Museus do Baixo Alentejo.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31