11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“2021 será um ano em que teremos três anos em um. É um ano estruturante para cumprir as nossas metas” diz Pres. Alandroal (c/som)

Foi aprovado no passado dia 25 de novembro, em reunião de câmara, o Orçamento para 2021 do município do Alandroal.

Este é um orçamento de 15 milhões de euros (ME), mas sobretudo é feito de “fundos comunitários”.

Em entrevista exclusiva à RC o presidente do município, João Grilo, falou sobre este Orçamento para 2021, sobre a sua recandidatura à câmara do Alandroal e sobre a necessidade de fixação de pessoas no concelho.

Relativamente ao orçamento autarca revela que é “quase três milhões acima do ano anterior” e afirma que o ano de 2021 serão “quase três anos em um”, pois é um ano de investir e executar, de continuar a dar reposta à pandemia e de prepara o período pós pandémico.

Este é um orçamento que contempla o lançamento de inúmeras obras de investimentos avultados, como é o caso da “obra de conclusão da Escola Básica do Alandroal”.

Segundo o autarca, este “será um ano estruturante para conseguirmos cumprir as nossas metas para o [quadro] 2020”. No entanto, refere que “por outro lado tem de ser um ano de preparação para o próximo quadro, porque 2021 será o ano de implementação da estratégia local de habitação, vamos continuar a recuperar casas de pessoas com dificuldades. É o ano para planear uma outra reposta que é olhar para a vila de Terena como uma prioridade tal como olhámos para Juromenha”.

“Em 2021 vamos planear, trabalhar, projetar o que queremos para Terena como vila histórica para o futuro e começar a traçar o caminho para obter fundos comunitários para isso. É também o ano para implementarmos a nossa estratégia de adaptação às operações climáticas”.

Questionado se irá recandidatar-se nas Autárquicas de 2021, confirma-o, afirmando que “não há segrede nenhum ligado a esse processo”.

“Tenho assumido sempre que acho que neste momento é muito importante continuar o trabalho que está aqui a ser feito. Da minha parte, não me recandidatei para fazer um mandato. Um concelho como o Alandroal precisa de um projeto de desenvolvimento que mais que um mandato para as coisas terem sustentação. Temos o trabalho lançado e vontade de o fazer e não escondemos que queremos continuar”, revela.

Sobre os trabalhos para fixação de pessoas no concelho conta que se está a “trabalhar em várias frentes na perspetiva de criar possibilidades no território que se forem aproveitadas vão traduzir-se em atração de pessoas”.

O autarca alandroalense revela ainda que “existem contactos” com o outro lado da fronteira, nomeadamente Espanha, para um “investimento que reduza estas assimetrias que existem a nível da fronteira”.

Por fim, o edil faz um balanço de 2020 como um ano de “alterações nas nossas vidas” e deixa um apelo para que “não baixem a guarda” relativamente à pandemia.

Populares