03 Dez. 2020
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Elvas

Elvas: Pres. da Câmara esclarece que dinheiro cobrado para a Aquaelvas "não fica todo para a empresa.” (C/SOM)

Entrevistas 22 Out. 2020

A Rádio Campanário esteve em entrevista com o Presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, onde confronta o autarca com a questão da fatura da água ser considerada excessiva pelos Elvenses. O presidente esclarece que é vulgar “haver o mal-entendido que o dinheiro que é recebido pela Aquaelvas fica todo para a empresa.” Nuno Mocinha clarifica que “a maior parte do dinheiro que é cobrado é para pagar a água em alta. A água tem que ser captada na barragem, tem que ser tratada e depois é fornecida aos nossos depósitos. E quem faz isto é a Aguas do Vale do Tejo. É de notar ainda, que não estamos só a cobrar a água normal, estamos também a cobrar as águas residuais e o lixo, tudo na mesma fatura.”

“Ainda na mesma fatura, estão as taxas ambientais, que não foi a Câmara que as criou, mas que é obrigada a cobrar através da fatura da água,” justifica o Presidente face ao acréscimo de formalismos desde a concessão de 2008 pelo antigo executivo.

Um elemento importante de notar foi o acréscimo das águas residuais, à qual a Câmara tem o direito de cobrar o mínimo das suas despesas. O autarca garante que “o que a Câmara de Elvas faz é cobrar aquilo que lhe custa.”

Mediante os custos do lixo adicionados à fatura da água, o Presidente apela “que as pessoas ponham o seu lixo reciclável na reciclagem. Porque é gratuito. No entanto, se o meterem nos caixotes do lixo normais, ele vai fazer volume e vai criar custo, que depois é refletido nas tarifas do lixo e consequentemente na fatura da água.”

“Isto é um conjunto que tanto a Câmara, como a empresa, como os municípios, se todos contribuirmos para o mesmo nós conseguimos nivelar isto,” finaliza Nuno Mocinha.

Pode ouvir aqui parte da entrevista exclusiva da Rádio Campanário onde o Presidente da Câmara de Elvas trata a questão da Aquaelvas e da fátura da água:

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31