Santo Amaro

Sousel: Santo Amaro honrou Nª Sra. do Rosário com um cortejo de “emoção enorme” (c/som e fotos)

Entrevistas 24 Ago. 2020

Já é tradição todos os anos, por esta altura, a aldeia de Santo Amaro, em Sousel, receber as Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário.

No entanto, tal como em todo o país, devido à COVID-19, as mesmas não se puderam realizar no formato habitual.

Contudo, de forma a não deixar passar esta data tão importante para a freguesia, foram realizadas celebrações de forma diferente.

No sábado, dia 22 de agosto, o Trio Elétrico percorreu as ruas da aldeia com muita música e animação para toda a população. Houve ainda o habitual frango assado de Santo Amaro, mas desta vez em formato take-away ou entrega no domicílio e, segundo o presidente da Junta de Freguesia foram vendidos “cerca de 400 frangos assados”.

Já no domingo, ao final do dia, celebrou-se uma missa, mas com um formato diferente: drive-in. Numa celebração realizada no campo de futebol e onde foi possível assistir de carro marcaram presença cerca de uma centena de pessoas. Após a celebração seguiu um cortejo pelas ruas da aldeia, onde a imagem de Nossa Senhora do Rosário foi numa carrinha e seguida por carros.

A RC marcou presença nestas celebrações e falou com o Padre António Nabais que referiu que “o COVID-19 é que nos obriga a inventar estas coisas, mas acho que ficou muito bem”.

O Padre Nabais afirma que “ver este cortejo de automóveis foi muito interessante, mostrou a fé de muita gente em Nossa Senhora”.

Sobre a adesão da população a este cortejo diferente do habitual, o Padre Nabais refere que “foi enorme, talvez nenhuma casa tenha ficado sem algum gesto de ternura para com Nossa Senhora”.

No final deste dia marcante, refere que o balanço é positivo e sobre a Eucaristia em formato drive-in revela que “foi melhor do que eu imaginava”.

O clérigo espera que a pandemia seja “uma ocasião para a nossa inovação, para fazermos coisas diferentes e, por isso, depois da pandemia queremos que o Mundo seja diferente. Como diz o Papa: que haja menos injustiças”.

Também o presidente da Junta de Freguesia, Nélio Painha, falou com a RC no final da procissão onde revelou um sentimento de “dever cumprido em honra da nossa Santa”.

Segundo Nélio Painha, as festividades de este ano demonstram “que esta é uma aldeia diferente porque tem pessoas diferentes, pessoas que amam muito a sua terra e que se dedicam principalmente à terra. Foi uma emoção enorme ver o tamanho desta procissão e ver a adesão das pessoas a esta iniciativa”.

O edil explica que “era impossível passar este fim de semana sem ser marcado” e, como tal, a comissão de festas em conjunto com a junta de freguesia, a Paróquia e os Bombeiros Voluntários de Sousel quiseram marcar a data.

“A adesão da população foi enorme, respeitou em tudo as normas da Direção-Geral de Saúde, vendemos cerca de 400 frangos ou mais este fim de semana. Tivemos dezenas de carros e centenas de pessoas a acompanhar esta procissão e Nossa Senhora do Rosário que muito enche o coração dos santamarenses”.

O presidente da junta de freguesia de Santo Amaro explica que o “ponto alto foi esta procissão e foi Nossa Senhora do Rosário abençoar todas as ruas desta aldeia”.

Quanto à missa no campo de futebol, ideia da junta de freguesia, surgiu pois “sabíamos que íamos ter muita adesão”.

Fique de seguida com as imagens da Missa drive-in e do cortejo em Honra de Nossa Senhora do Rosário:  

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31