Evora

Veja Aqui a Entrega dos Prémios Empresariais Mais Sustentáveis do Alentejo e o Testemunho dos Vencedores (C/SOM)

Entrevistas 12 Nov. 2020

Decorreu ontem, dia 11 de novembro, a sessão de Encerramento do projeto Alentejo Green Business Innovation, promovido pelo NERE. A Rádio Campanário esteve presente nesta iniciativa que visa sensibilizar o tecido empresarial para a implementação de medidas de economia circular e de sustentabilidade.

No decorrer da cerimónia, foram transmitidos os resultados e projetos que este projeto gerou, mas também se procedeu à inauguração do "Espaço Sustentabilidade", presidido pelo Presidente da Câmara de Èvora, Carlos Pinto de Sá, e do Presidente do NERE, Rui Espada.

A Sala da Sustentabilidade visa ser um espaço onde os empresários podem implementar e produzir os pilares do seu negócio, atentos à componente sustentável e ecológica através de uma App associada e uma Plataforma digital.

No final da cerimónia procedeu-se à entrega dos prémios +Eco.Alentejo, onde são galardoados os participantes com os projetos empresariais mais focados no âmbito da sustentabilidade e da economia circular.

A Rádio Campanário esteve presente e ouviu os testemunhos dos vencedores:

Courela do Zambujeiro - 1º Prémio Empresa Sustentável

O projeto dos produtores de Azeite que têm desperdício zero e um sistema de economia circular é um óasis de inovação para as empresas do Alentejo. Eduarda Tavares e Michel Renil explicam que "quando concorremos foi um pouco para mostrarmos o trabalho que estamos a fazer e também tentar motivar outras empresas aqui da região de que é possível fazer algo com coisas muitos simples. Tendo em conta atos simples da vida, podemos ajudar a melhorar o planeta e ser mais sustentáveis."

"Este é um projeto de reciclagem de basicamente tudo que temos na quinta, ou seja, dos subprodutos que temos da nossa atividade, como produtores de azeite biológico. Portanto, todos os subprodutos são utilizados. Temos também o tratamento da água que vem do bagaço da azeitona, que é novamente incorporado na rega do olival," explica Eduarda a essência do reaproveitamento no seu projeto. "Temos também o tratamento das aguas residuais, que são tratadas através de plantas, logo são reutilizadas, ou seja, a água que utilizamos dentro da quinta está em circuito fechado, é sempre utilizada. Não temos o desperdício de água que seria normal num projeto destes."

Questionada acerca do futuro das empresas na relação cada vez mais presente a economia circular, Eduarda Tavares alerta que “não é só que seja o futuro, é uma necessidade que cada vez mais é sentida por todos nós.”

Flow Aquascape - 1º Prémio Iniciativa Jovem Sustentável 

O projeto de Pedro Ceriaco e João Candeias, nasceu relativamente há pouco tempo e tem como objetivo principal "promover uma aquariofilia consciente e utilizar os nossos aquários como peças para a conservação ambiental e para a prática da consciencialização." João explica que "é nesse aspeto que [este projeto] se insere aqui no tema da sustentabilidade, porque um dos grandes pilares da mesma é a educação para problemas que nos afetam as todos, e nós procuramos em usas os nossos aquários como forma de arte, de modo a serem mais apelativos e funcionarem para atrair as pessoas precisamente para esses problemas."

O prémio adquirido pela dupla, consta do valor de 500€, mas também beneficia o projeto de uma visibilidade que faz João "agradecer a todo o júri e de convidar todos os ouvintes a visitarem o nosso aquário nas instalações da nossa incubadora no NERE em Évora, e verem as nossas redes sociais e os nosso site em www.flowaquascape.pt."

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31