21 Abr. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00
×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 63
JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 68

NACIONAL

1 de Março: Assinala-se hoje o Dia Internacional da Proteção Civil

Regional 01 Mar. 2021

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Proteção Civil.

Criado em 1990 pela Organização Internacional de Proteção Civil, este dia foi instituído em Portugal no ano de 2008,.

Um dos objetivos deste dia continua a ser o de alertar e sensibilizar todas as comunidades para a importância da proteção civil face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes e ao papel incontornável que cada um de nós, enquanto cidadãos, pode e deve ter no âmbito de uma cidadania ativa e consequente pois todos somos proteção civil.

Duarte da Costa, Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fez questão de deixar uma mensagem na página oficial de facebook da ANPC sublinhando "este ano, o atual cenário de pandemia impõe-nos a reserva e contenção necessárias que, conscientemente, nos privam das comemorações que terão de ficar adiadas para um futuro que todos desejamos próximo. Mas tal facto não nos pode nem deve impedir de celebrar e relevar o incontornável papel daqueles que abnegadamente contribuem para a segurança das populações fazendo parte do Sistema Nacional de Proteção Civil. Nesta data especial, e perante um momento único da nossa vivência que se reveste de uma complexidade nunca antes presenciada, saudamos o profissionalismo e esforço empenhado e sempre presente dos Agentes de Proteção Civil e das Entidades com dever de cooperação, sem o qual não seria possível levar a cabo uma das mais nobres tarefas do serviço público: a proteção e o socorro de pessoas e bens."

Segundo am mesma publicação " é com base na reflexão em torno da atual crise de saúde pública, que o tema escolhido em 2021 pela Organização Internacional de Proteção Civil para celebrar esta efeméride é “UMA PROTEÇÃO CIVIL ROBUSTA PARA PRESERVAR A ECONOMIA NACIONAL”. Ora, interpretamos tal escolha como a relevância do papel que a proteção civil assume no contexto atual, que deve ser entendido numa perspetiva global e integrada, complementar e supletiva, colocando os agentes de proteção civil num papel central na promoção de comunidades mais resilientes."

Também a GNR de Évora assinalou a data na sua página oficial de facebook destacando " Hoje assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil. A SUA EMERGÊNCIA É SEMPRE UMA PRIORIDADE. Ligue 112 só em caso de emergência!"

A Guarda nacional republicana alerta " a sua chamada indevida pode impedir o socorro a quem dele realmente necessita. Recordamos que o 112 é uma linha gratuita e existe em toda a União Europeia disponível para responder a qualquer situação de emergência." acrescentando "caso esteja envolvido ou testemunhe um acidente ou doença súbita, presencie um incêndio ou um roubo, é este o número que deve ligar. Não ligue para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas. Chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda de emergência.

112 Todo o socorro, em caso de emergência. A proteção civil somos todos!"

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Abril 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30