7.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

1205 refeições são servidas diariamente nas cantinas sociais do distrito de Évora

O Distrito de Évora serve neste momento 1205 refeições diárias através das 23 cantinas sociais distribuídas pelos 14 concelhos.

Números que se têm mantido e que representam mais de 554 mil euros/ano, segundo informação avançada à Rádio Campanário pelo Centro Distrital de Évora da Segurança Social.

As refeições protocoladas com as instituições de cada concelho têm um custo de 2,50 euros, mas cada instituição pode ir para além do número contratualizado, dependendo da sua capacidade.

As refeições destinam-se a idosos e a famílias em situação de carência alimentar.

A nível nacional os números vão muito além, com 843 protocolos assinados e cerca de 48 mil refeições/dia, o que representa só nos primeiros seis meses do ano, 8,6 milhões de euros, quase tantas como as fornecidas em todo o ano transato.

As cantinas sociais funcionam em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no âmbito de contratos celebrados ao abrigo do Programa de Emergência Alimentar (PEA), criado pelo atual governo, em março de 2012.

A Segurança Social contratualiza com cada instituição o número de refeições diárias a comparticipar, que pode ir de 65 a 100 refeições diárias, em função dos indicadores de risco de carência alimentar, podendo ser reforçada a rede com a celebração de novos protocolos.

Populares