23 outubro, 2019
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Vidigueira

28 autarquias e entidades alentejanas unidas na candidatura do vinho de talha a Património da UNESCO

Publicado em Regional 30 agosto, 2018

No passado mês de janeiro, o Município de Vidigueira anunciava um investimento de 600 mil euros, na conclusão do Centro Interpretativo do Vinho de Talha, associado à candidatura do Vinho de Talha a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Agora, o presidente da Câmara Municipal, Rui Raposo, em declarações à Lusa, afirma que essa candidatura já envolve 20 municípios e sete entidades.

Segundo o autarca, o município já assinou um protocolo de cooperação com outras 19 câmaras alentejanas e sete entidades interessados em participar no projeto, que visa salvaguardar a produção artesanal de vinho de talha.

Nesse sentido, os subscritores do protocolo vão agora começar a trabalhar para se elaborar e apresentar a proposta de inscrição da produção artesanal de vinho de talha no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, numa segunda fase, executar-se por fim a candidatura a Património da Humanidade junto da UNESCO. Um processo que durará cerca de três anos, nas previsões do autarca.

Na primeira fase, será feito um mapa das zonas onde há produção artesanal de vinho de talha e um trabalho de investigação sobre a prática de vinificação. Pelo que, os municípios envolvidos vão definir medidas que irão constar no plano de salvaguarda da produção artesanal de vinho de talha a incluir no processo de candidatura a Património da Humanidade.

Além de Vidigueira, a candidatura envolve os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Cuba, Ferreira do Alentejo, Moura e Serpa, no distrito de Beja. No distrito de Évora fazem parte Borba, Estremoz, Évora, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo. No distrito de Portalegre, estão envolvidos Arronches, Campo Maior, Elvas e Marvão.

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Vitifrades - Associação de Desenvolvimento Local são as entidades envolvidas.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31