Alentejo

7 concelhos alentejanos com projeto para “capacitar cuidadores” de doentes neurológicos (c/som e fotos)

Publicado em Regional 20 junho, 2018

Decorreu na manhã desta quarta-feira, dia 20 de junho, em Elvas, uma conferência de imprensa para apresentação do projeto “Neurolab Capacitar – Unidade Móvel de (In)Formação nos Cuidados ao Doente Neurológico”, da APARSIN (Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação de Intervenção Neurológica).

Segundo avança Raquel Guerra, presidente da direção da APARSIN, o projeto destina-se a “capacitar os cuidadores” de doentes de doenças do foro neurológico, neurodegenerativas e por lesão adquirida, para “uma realidade que eles desconheciam e para a qual não estão preparados”.

Através de sessões, visa este projeto formar os interessados com “estratégias de aprendizagem nos cuidados ao doente”, assim como informar sobre “o que é que são as doenças, como é que elas evoluem, e quais é que são as limitações”.

A execução no terreno deste “projeto pioneiro na região”, terá lugar em 7 concelhos dos distritos de Évora e Portalegre. Tendo início esta sexta-feira (22 de junho) em Borba, concelho em que decorrerá em junho e agosto, decorrerá em Monforte em junho, em Elvas em agosto, em Campo Maior e Sousel no mês de setembro, e termina em outubro no concelho de Alandroal e outro município por definir.

Abordando situações como demências, doenças neurodegenerativas, Parkinson, AVC, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, o Neurolab  Capacitar funcionará em 5 sessões, sendo a 1ª direcionada para informar os cuidadores sobre o que são as doenças neurológicas, como evoluem e as limitações terá o doente; a 2ª sessão será direcionada para a importância de adaptar o domicílio; a 3º para a importância da autonomia e mobilidade dos doentes; a 4ª para a alimentação e linguagem; terminando com a 5ª sessão em que são abordadas estratégias na área da gestão emocional do cuidador.

O projeto conta com apoio comunitário, sendo cofinanciado pelo Programa de financiamento a projetos do INR,I.P., em parceira com os municípios com quem têm protocolo, a Junta de Freguesia da Assunção (Elvas) e a Associação Coração Delta.

                                                       

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Novembro 2018 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30