11.5 C
Vila Viçosa
Sábado, Abril 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

A família Reynolds está no Alentejo desde 1850 e continua a produzir vinhos de excelência

Reynolds Wine Growers

“Apesar de carregar um nome que não permite passar despercebido em Portugal, esta é a minha casa, o meu lugar“. É assim que Julian Reynolds se refere ao Alentejo.

“Gosto de contar a história da minha família. Para isso, é necessário recuar até 1850, altura em que o meu trisavô, Robert Reynolds, se instalou no Alentejo como agricultor e produtor de vinhos,” referiu.

Segundo ele, “a região convertia-se no berço definitivo dos Reynolds em Portugal e hoje, em Arronches, lugar de grande beleza natural, junto à fronteira de Espanha, a Reynolds Wine Growers, que lidero, é um dos nomes mais relevantes no setor do vinho em Portugal. Para melhor explicar a nossa filosofia, selecionei dois vinhos que homenageiam o trabalho dos Reynolds no Alentejo e o terroir de excelência de que cuidamos.”

Julian Reynolds continua a dar continuidade à tradição da familia e a produzir vinhos de excelência. Segundo a TSF, recentemente foram lançados mais dois vinhos no mercado: Gloria Reynolds Branco 2019 e Gloria Reynolds Tinto 2011.

Com assinatura do enólogo Nelson Martins, o Tinto 2011 é uma homenagem de Julian à mãe Gloria. É um vinho, 100% Alicante Bouschet que estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês.

O Gloria Reynolds Branco 2019 estagiou um ano em barrica – 250 e de 500 litros – mas a madeira não sobressai. 

História da Família Reynolds

Thomas Reynolds, marinheiro e comerciante inglês, chega a Portugal em 1820, atraído pelo negócio do vinho: é na cidade do Porto que se estabelece com os seus dois filhos, Thomas e Robert. Durante algum tempo abastecem, a partir dali, o seu armazém comercial em Londres com diversos produtos Ibéricos. Em 1838, introduzem-se na indústria corticeira e criam uma fábrica de rolhas em Alburquerque, Espanha, onde vivem durante 11 anos. A actividade é lucrativa, expande-se e em breve abrem novas fábricas de rolhas de cortiça em Portugal e Espanha.

A família regressa a Portugal em 1850 e fixa residência em Estremoz, ainda que por pouco tempo. Thomas e o seu filho homónimo não se acomodam e, movidos pelo mesmo espírito empreendedor, embarcam com a família rumo à Nova Zelândia. A travessia duraria 130 longos dias e com eles transportavam um enorme rebanho de ovelhas merinas. Nunca regressaram a Portugal.

Robert fica em Estremoz à frente dos negócios, que rapidamente desenvolve com a aquisição de novas terras e a produção de vinhos de qualidade, actividade esta que exercia com particular empenho e paixão. O Alentejo converte-se no berço definitivo dos Reynolds em Portugal e de Robert, o patriarca da família. Desse berço procedem o filho primogénito de Robert, Robert Rafael e, desde, Carlos. Carlos tem uma primeira filha chamada Gloria, Gloria Reynolds. Em sua honra, e de todos os seus antepassados que viveram no Alentejo, Julián, filho de Gloria, produz um vinho de qualidade, que leva o nome da sua mãe – Gloria Reynolds.


Fonte: TSF/ Fotos:Reynolds Wine Growers

Populares