05 Dez. 2021
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Evora

Agricultores de Évora queixam-se do "impacto devastador" dos preços dos combustíveis

Regional 27 Out. 2021

Diogo Pestana de Vasconcelos, presidente da Associação dos Jovens Agricultores do Sul, avisou hoje para "o impacto devastador" da subida dos preços dos combustíveis no setor agrícola.

"O impacto é devastador. Estamos com o gasóleo verde perto um euros por litro, que é um valor perfeitamente incomportável" sem "qualquer espécie de viabilidade" às explorações, referiu Diogo Pestana de Vasconcelos.

De acordo com as declarações do presidente e segundo avançado pelo NM, com esta subida de preços dos combustíveis, "aumenta tudo",  como o custo das sementes, dos adubos, das rações para os animais e dos transportes.

"Temos adubos a chegarem a custar perto do dobro do que custavam na campanha anterior", referindo que é "muito usado no Alentejo" e o preço já está "perto dos 900 euros por tonelada".

Segundo Diogo Pestana de Vasconcelos estes valores são "perfeitamente incomportáveis", pois "o custo de semear um hectare aumenta 30%, 40% ou 50% em relação ao ano passado. Se o ano corre mal em termos meteorológicos, que não está a correr muito bem, até agora, mas também vamos no princípio, as perdas potenciais aumentam enormemente e o fator risco nas culturas está pelo teto", destacou.

De forma a combater estes aumentos de preços, "são necessárias medidas de apoio" para todos os setores, mas "mais para a agricultura", porque são custos "impossíveis" para os trabalhos agrícolas", acrescentando que, "ou se tomam medidas para controlar o aumento dos fatores de produção ou então vamos ter sérios problemas de abastecimento, que já se estão a notar em alguns setores".

Diogo Pestana de Vasconcelos alertou para a subida dos preços dos produtos alimentares, referindo que "tudo isto vai provocar inflação na sociedade em todos os níveis".

A Associação dos Jovens Agricultores do Sul tem sede em Évora e polos em Reguengos de Monsaraz e Portel, com perto de 1.000 associados.

Fonte: NM

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31