Imprimir esta página

Alcacer do Sal

Alcácer do Sal: Terminou a monitorização de aves invernantes na Mata Nacional de Valverde

Regional 03 Abr. 2021

 

No âmbito do plano de monitorização de espécies da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, a Estação Ornitológica Nacional realizou, entre novembro e fevereiro, 4 sessões de anilhagem na Mata Nacional de Valverde (MNV),  situada no concelho de Alcácer do Sal, freguesia de Santa Maria do Castelo, na EN 120, entre Alcácer do Sal e Grândola. 

Segundo informação divulgada na página oficial do ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foram anilhadas 71 aves, de 11 espécies distintas. Foram recapturadas 36 aves. No total,  foram processadas 107 aves. Entre as espécies mais capturadas nesta monitorização contaram-se a felosinha (Phyloscopus collybita), o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) e o tentilhão (Fringilla coelebs).

A monitorização de espécies de avifauna que utilizam habitats florestais, neste caso montados e pinhais, tem como principais objetivos a identificação da distribuição de espécies na Mata Nacional de Valverde, a caraterização da sua abundância, aumento do conhecimento sobre as espécies e os habitats, assim como o controle da evolução destas populações comparativamente com os anteriores trabalhos de monitorização.

Fotos: ICNF