Imprimir esta página

Alentejo

Alentejo afirma-se na Comissão Europeia e na Europa

Publicado em Regional 04 julho, 2019

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, promoveu de 25 a 26 de junho, a missão e seminário de encerramento do projeto Alentejo Global Invest, em Bruxelas. Ação que contou com reuniões na comissão Europeia com a presença do comissário Europeu Carlos Moedas e dos euros deputados Carlos Zorrinho e Maria da Graça Carvalho.

Na missão e seminário de encerramento, para além do Presidente da ADRAL (José Calixto), do Diretor Geral (João Martins), e dos técnicos de projeto (Daniel Janeiro e Telmo Pena), participaram vários representantes de instituições do Alentejo, e parceiros da agência, entre eles, o Presidente da CCDR Alentejo (Roberto Grilo), o Presidente (Vitor Silva) e o Diretor Executivo (António Lacerda) da ARPTA - Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo , o Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida (Henrique Sim-Sim), o Diretor do Aeroporto de Beja (José Natário), o Presidente Administração do Porto de Sines e do Algarve (José Luís Cacho), o Adjunto da Direção da Comunidade Portuária de Sines (António Caneco), o Presidente do IP de beja (João Paulo Trindade), o Vice-Presidente do IP Portalegre (Luís Loures), o Pró-Reitor da Universidade de Évora ( Paulo Santos), o Vice-Presidente da Fundação Alentejo (Cláudio Ramos) e um responsável pela comunicação do Alentejo TV (Rita Ramalho).

O primeiro dia de missão começou com uma reunião com o Comissário Europeu Carlos Moedas no Le Berlaymont, edifício da Comissão Europeia, em que foi apresentado o projeto Alentejo Global Invest, os seus objetivos, resultados e discutidas alternativas e oportunidades do Alentejo na Europa.

Seguiu-se um seminário de apresentação dos resultados do projeto, no escritório de Representação Europeia do Alentejo em Bruxelas, e um ‘Alentejo de Honra’, com a degustação de produtos regionais no qual participaram e estiveram presentes, elementos do comité das regiões, a delegada da aicep em Bruxelas, diversas delegações e representações de outras regiões em Bruxelas, entre outros convidados..

O segundo dia de missão teve início com uma reunião com o Eurodeputado Carlos Zorrinho e posteriormente com Assistentes do Grupo Parlamentar PCP, no Parlamento Europeu. De seguida a comitiva seguiu para o edifício da Comissão Europeia, para reunir com Paula Abreu Marques da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia.

A comitiva esteve ainda reunida com o representante do Comité das Regiões Rafael Mondelaers, promovendo uma sessão de enquadramento no Projeto RegHub, do qual o Alentejo é a única região de Portugal Continental a estar representada. A missão de encerramento terminou com uma reunião com a Eurodeputada Maria da Graça Carvalho, no Parlamento Europeu.

O principal objetivo desta missão, dirigida a responsáveis cimeiros, foi dar continuidade em Bruxelas ao desenvolvimento de um ambiente institucional favorável para a captação de investimento externo para o Alentejo, e assinalar o término do Projeto Alentejo Global Invest, com apresentação dos principais resultados. No âmbito da avaliação do Projeto revisitaram-se as várias missões externas, e missões inversas ao território e demais ações desenvolvidas, tendo sido unânime a importância do trabalho em rede e do trabalho concertado de promoção externa e de captação de investimento para o Alentejo.

O trabalho desenvolvido que carece de continuidade, permite a que a região do Alentejo se afirme como um território Europeu emergente e Inovador.

O Alentejo Global Invest, financiado através do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, permitiu uma promoção internacional da região na perspetiva da atração de investimento, que assentou em missões internacionais (externas e inversas), com vista a dar a conhecer aos potenciais investidores na região, as infraestruturas de grande porte do território, nos seus sistemas integrados, e nos sectores da estratégia regional de especialização inteligente, bem como as oportunidades e apoios ao investimento existentes.

O balanço deste Seminário e missão de Encerramento, permitiu reforçar o posicionamento do Alentejo no espaço europeu e junto da comissão Europeia, afirmando esta como uma região emergente e inovadora no contexto Europeu e Internacional.