15.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Alentejo Central tem maior esperança média de vida da região

Neste século, a esperança média de vida à nascença no Alentejo passou a ser inferior à média nacional, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Alentejo) na 27ª edição do “Alentejo Hoje – Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”.

Segundo o documento trimestral, o aumento da esperança média de vida “verificou-se tando ao nível nacional como no Alentejo”, tendo a média de 72,4 anos, registada nos anos oitenta, aumentado para uma média de 80 anos de vida, um valor inferior à média nacional (80,6 anos de vida) e o que faz o Alentejo ser a região do continente com uma média mais baixa.

Quanto às sub-regiões do Alentejo, o Alentejo Central tem uma esperança média de vida de 80,5 anos, seguindo-se o Alentejo Litoral com 79,8 anos, o Alto Alentejo com 79,5 anos e, por fim, com uma média de 78,6 anos o Baixo Alentejo.

Na comparação entre homem e mulher, ambas os valores aumentaram e a mulher continuar a ter uma esperança média de vida superior à do homem em 5,7 anos, um valor que reduziu em cerca de 1 ano desde a década de oitenta. Assim, a esperança média de vida dos homens na região alentejana é de 77,07 anos e das mulheres é de 82,72 anos.

 

Populares