20 Set. 2021
Nuno Rocha
À mesa com a RC
13:00-14:00

Aljustrel

Aljustrel: Assinado acordo com o IHRU para aplicação da Estratégia Local de Habitação no valor de mais de 7 M

Regional 05 Ago. 2021

Foi assinado hoje, entre a câmara municipal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação (IHRU), o acordo de colaboração para a aplicação da Estratégia Local de Habitação de Aljustrel, que terá um investimento de 7.282,095,00 euros (sete milhões duzentos e oitenta e dois mil e noventa e cinco euros).

Recorde-se que o Município de Aljustrel está entre os primeiros do País que assinaram este acordo, tendo a cerimónia protocolar acontecido hoje, quarta-feira, dia 4, no Centro de Documentação Local, contando com a presença da Dr.ª Isabel Dias, presidente do Conselho Diretivo do IHRU, conforme nota de imprensa enviada à RC.

A Estratégia Local de Habitação, elaborada pelo Município de Aljustrel e que contou com a colaboração das juntas de freguesia e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, foi concebida para dar resposta aos desafios atuais e de futuro, contemplando diversas áreas de atuação, traduzindo-se na efetivação de um parque habitacional ajustado, atrativo, acessível e de qualidade para todos.

Reflete, por isso, as necessidades que foram identificadas, aquando do preenchimento do inquérito disponibilizado à população, e engloba a visão de uma “nova geração de políticas de habitação”.

Será, assim, através deste acordo, possível reabilitar edifícios já existentes e potenciar a construção de novos fogos, fomentando-se a aquisição ou o arrendamento a preços mais controlados, nomeadamente a jovens casais, a famílias monoparentais, entre outros, nos núcleos urbanos das vilas e das aldeias, e respondendo-se às necessidades de alojamento existentes.

No planeamento da Estratégia Local de Habitação de Aljustrel ficou identificada ainda a urgência de criação de Casas Função, para a fixação de nova população neste território, bem como uma resposta a pessoas em situação vulnerável, nomeadamente vítimas de violência doméstica, num projeto que pretende contar com a colaboração de uma IPSS do Concelho de Aljustrel.

Para o Município de Aljustrel, o estabelecimento deste acordo, tendo em conta também o valor de investimento que será aplicado neste território, reveste-se da maior importância e estrutura um caminho que está em permanente evolução e avaliação e ao qual urge dar uma resposta, tendo por base a melhoria da qualidade de vida das gentes que habitam este concelho.

Esta estratégia dota ainda o município de um instrumento capaz de dar resposta às necessidades atuais, mas que antecipa cenários que podem vir a colocar-se muito em breve.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2021 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30