Aljustrel

Alunos de Aljustrel são “arqueólogos por um dia”

Regional 20 Jan. 2020

O Museu Municipal de Aljustrel decidiu, no âmbito do seu projeto educativo, neste ano letivo, dar especial destaque a temas relacionados com a Arqueologia e, neste sentido, tem estado a desenvolver a atividade “Arqueólogo por um dia”. 

A escolha deve-se, sobretudo, à importância que os trabalhos arqueológicos têm tido neste concelho, nomeadamente, para ajudar a compreender o seu passado e a sua história. E porque a exposição permanente do museu integra grande parte do espólio recolhido neste território e, entre outras matérias, permite também desvendar a importância que a atividade mineira tem em Aljustrel desde o período romano. 

De referir que a atividade, direcionada para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, que tem estado a decorrer, numa primeira fase, consistiu na recriação de uma área arqueológica, que foi propositadamente instalada no museu, e os alunos participantes, munidos de pás, pincéis, picaretas, baldes e sacos de acondicionamento, transformaram-se em pequenos arqueólogos. 

Nesta escavação “a fingir” as crianças recolheram os vários fragmentos que consideraram importantes, como cerâmicas, dedicando-se ainda à limpeza, catalogação e restauro das peças, sempre acompanhadas pelas técnicas do museu. A ação, porém, só termina com uma visita ao laboratório de restauro do Museu Municipal de Aljustrel onde, de facto, decorrem os verdadeiros trabalhos.

Recorde-se que o plano educativo do museu propõe um programa variado, apresentando diversas iniciativas relacionadas com a história e os patrimónios locais, dando-se especial atenção à transmissão de saberes e à divulgação das tradições.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Setembro 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30