8.7 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Assembleia da República aprovou resolução que  retoma o serviço regional de passageiros de Sines

A Assembleia da República aprovou uma resolução em que recomenda ao Governo que retome o serviço regional de passageiros na Linha de Sines, servindo, numa primeira fase, as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas-Sado e a Setúbal.

Na resolução publicada em Diário da República no dia 10 de agosto, a Assembleia da República recomenda ao Governo, nomeadamente, que retome o serviço regional de passageiros na Linha de Sines, servindo, numa primeira fase, as estações e apeadeiros atualmente existentes com ligação a Ermidas-Sado e a Setúbal.

Recomenda também a AR que o Governo estude, numa fase posterior, em articulação com o município de Sines e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, a localização adequada e construção da nova estação de Sines, interface intermodal para o transporte público.

A AR recomenda igualmente ao Governo que restabeleça o serviço regional da Linha do Sul, com partida no Barreiro e destino a Tunes, com paragem em todas as estações dos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Ourique e Odemira, acautelando a mobilidade das populações das regiões interiores privadas de alternativas de transporte público.

Na mesma resolução, a Assembleia da República recomenda ao Governo a reposição dos locais de paragem do serviço Intercidades em Setúbal e Alcácer do Sal e a articulação do transporte ferroviário e dos horários do serviço Intercidades com as necessidades das populações e dos utentes, incluindo as deslocações pendulares.

“A aprovação desta Resolução demonstra que, neste momento, existe uma nova sensibilidade para a questão da ferrovia, algo que no passado nem sempre se verificou, ou por razões nacionais ou por razões locais. A Resolução está, ainda, em linha com o caminho iniciado pelo Governo, quer no Plano Nacional de Investimentos quer no Programa de Recuperação e Resiliência. Para Sines e para os sinienses, bem como para o Alentejo Litoral, são muito boas notícias”, assinala Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines.

 

In CM sines 

 

 

Populares