Autarcas da Extremadura e do Alentejo cujos concelhos podem vir a ser afetados pelo surto de Reguengos de Monsaraz reúnem esta tarde

Regional 13 Jul. 2020

Em Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, o surto que se vive do outro lado da fronteira, em Reguengos de Monsaraz, é visto com grande preocupação, pois são localidades separadas apenas por 35 quilómetros e já 16 pessoas morreram, havendo mais de cem infetados na localidade portuguesa.

Os Alcaldes da Extremadura pedem o encerramento da fronteira com Portugal ou o confinamento das suas localidades.

Esta segunda-feira às 19 horas de Portugal, os Alcaldes da Extremadura e os quatro presidentes das câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz, Moura, Barrancos e Mourão reúnem por videoconferência. A esta reunião junta-se ainda o Alcalde de Paymogo, do Município de Huelva, que faz fronteira com Barrancos.

Os municípios espanhóis vivem com grande preocupação a situação portuguesa e, por esse motivo, vão solicitar um protocolo de ação comum para toda a área fronteiriça e a possibilidade de isolamento dos seus municípios.

Estes pedidos já foram feitos à Delegação do Governo e à Junta da Extremadura, que disseram que se vão reunir na próxima semana para discutir esse assunto e que estão a estudar a situação epidemiológica na região.

Os pedidos de isolamento e encerramento da fronteira serão levados em consideração pelo Ministério da Saúde da Extremadura e estarão na ordem do dia na reunião entre os ministros da saúde de ambos os países que acontecerá também esta semana. O conselheiro José María Vergeles referiu que já conversou com o ministro da Saúde espanhol sobre a situação, a que mais preocupa toda a fronteira portuguesa com a Extremadura, no entanto, ainda não há uma decisão firme sobre o confinamento das populações.

 

 

Fonte: Canal Extremadura 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Agosto 2020 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31