Imprimir esta página

Evora

Autorizados parques solares em 50 milhões de euros para o Alentejo Central

Publicado em Regional 04 maio, 2018

O Governo já autorizou para o distrito de Évora, 61 megawatts (MW) de potência instalada, através da construção de 3 centrais fotovoltaicas, num investimento que ronda os 50 milhões de euros.

Para o concelho de Évora, foram aprovados os projetos «Central Fotovoltaica Évora III», promovida pela empresa Expoentfokus, e a «Central Fotovoltaica Vale de Moura», do Grupo Hyperion, com 29MW de potência instalada cada, num investimento de 18.916.700 euros e de 28.500 mil euros, respetivamente. Para o concelho de Estremoz, foi aprovada a instalação de 3MW de potência, com o projeto «Central Fotovoltaica de Montes Novos (São Bento do Ameixial)», num investimento de 1.750 mil euros.  

A par do Alentejo, o Algarve tem surgido como a região mais procurada pelos investidores, para a instalação de centrais fotovoltaicas.

A nível nacional, já foi autorizada pelo Governo, a construção de 29 centrais fotovoltaicas sem tarifa subsidiada, com 967 megawatts de potência instalada, num investimento de 740 milhões de euros; e existem ainda cerca de 150 centrais com pedidos de licenciamento em fase de análise, que correspondem a 2000 MW de potência.

Estes investimentos, vão ao encontro da estratégia governamental de sustentabilidade do sistema elétrico e redução das tarifas familiares e empresariais, numa lógica de regime de mercado e com reforço das interligações elétricas com os países vizinhos.