20 Jan. 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
22:00-04:00

Beja

Agricultura, economia, ambiente e sociedade em discussão na Semana da Ciência em Beja

Regional 18 Nov. 2021

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, em Beja, associa-se uma vez mais às comemorações nacionais da Semana Ciência e da Tecnologia (C&T), na próxima semana, de 22 a 28 de novembro, com uma programação em que o dia 24 de novembro tem lugar de destaque, por se celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica.

Em formato presencial e digital, os temas a explorar são os que marcam a atualidade e que impõem os vários desafios económicos, ambientais e sociais ao território, não faltando as soluções inovadoras e diferenciadoras que resultam do trabalho do CEBAL, refere uma nota de imprensa daquele Centro.

 

Propagação vegetativa de cynara cardunculus

Mais detalhadamente, no dia 22 de novembro, segunda-feira, pelas 14h30, destaca-se a realização do “Workshop de Propagação Vegetativa de Cynara Cardunculus”, que terá lugar no Centro Hortofrutícola do Instituto Politécnico de Beja, e em que se abordará as diferentes técnicas e materiais de propagação das plantas do cardo.

Inserido no projeto de transferência de tecnologia – CynaraTec, esta é mais uma ação dedicada à valorização do cardo, um recurso endógeno bem-adaptado ao território e uma cultura com um futuro rentável e sustentável. A iniciativa dirige-se a produtores agrícolas, bem como a todos os agentes económicos interessados.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 10 participantes, e estarão abertas aqui até ao dia 21 de novembro.

Produção animal circular

No dia 23 de novembro, pelas 18h00, terá lugar a segunda sessão online do Ciclo de Conferências “Co-produtos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular” organizado bimensalmente pelo CEBAL, em parceria com o Fórum de Economia Circular do Alentejo (CCDR Alentejo), que traz o tema “Porco Saloio – O Oeste de Porco e Alma”.

A sessão conta com a presença do orador João Santos, Engenheiro Zootécnico e promotor do projeto “Porco Saloio”, que tem como protagonista a mais ameaçada raça autóctone portuguesa de suínos: o Malhado de Alcobaça.

A sessão abordará o contributo do projeto para a redução do desperdício alimentar, para a economia circular e para a valorização de recursos endógenos mostrando como se produz carne de porco de forma sustentável, mais segura e saudável, saindo diretamente do produtor para o consumidor, e com um sabor e suculência distintos. A sessão poderá ser acompanhada em direto aqui.

Literacia científica infantil

A 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, pelas 16h00, decorrerá a sessão online “O papel da literacia científica infantil no desenvolvimento sustentável – exemplos em territórios de interior” que junta dois projetos de literacia científica: o “És(cola)Ciência” do CEBAL (Alentejo) e LAB-i-Educa do BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação (Oliveira do Hospital), bem como a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, para abordar e debater a literacia científica infantil como uma ferramenta de apoio à educação, criando nas crianças e jovens competências que lhe permitem desenvolver uma maior sensibilidade e consciência do mundo que as rodeia e também das regiões onde se inserem, incutindo-lhes princípios e valores que contribuam para a construção de territórios mais competitivos e resilientes, e sociedades mais justas, equilibradas, civicamente ativas e ambientalmente mais conscientes.

A sessão poderá ser acompanhada em direto aqui e terá transmissão em direto na página do Facebook do CEBAL (aqui).

Vírus da oliveira

No dia 25 de novembro, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “Vírus da oliveira: de causadores de doenças a protetores de plantas”, com Maria do Rosário Félix, docente na Universidade de Évora e investigadora no MED – Évora.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada mensalmente pelo CEBAL, e propõe ao público abordar o tema das doenças e pragas nas culturas mediterrâneas (olival, amendoal e vinha) que muito impacto têm na economia do Alentejo.

A sessão permitirá conhecer mais a fundo os vírus da oliveira e as tecnologias de diagnóstico e de melhoramento de plantas que permitem transformar esses vírus em “vacinas” que ensinam o sistema imunitário da planta a proteger-se contra infeções causadas por microrganismos, nomeadamente bactérias. A sessão poderá ser acompanhada em direto aqui.

Entre os dias 26 e 28 de novembro, o CEBAL termina as comemorações da semana lançando um desafio à comunidade, através do quiz online “Sabe o que é a Biotecnologia?”. Para quem queira testar os seus conhecimentos e saber mais sobre a área da Biotecnologia, o quiz estará disponível na página de Facebook do CEBAL.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa anual promovida pela Ciência Viva que tem como finalidade dar a conhecer os cientistas portugueses e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.

Este ano assinala-se também os 25 anos da criação, em 1996, do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro), por iniciativa do então Ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

Mais informações no site do CEBAL, aqui.

Via: Agricultura e Mar Actual

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31