Imprimir esta página

Vila Vicosa

Calipolense Tiago Salgueiro edita livro "A Rua de três-memórias da Gripe Espanhola de 1918 em Vila Viçosa

Regional 29 maio 2021

O Calipolense Tiago Salgueiro anunciou hoje, através da sua página pessoal de facebook, que vai proceder à edição do livro " A Rua de Três-Memórias da Gripe Espanhola de 1918 em Vila Viçosa.

Conforme pode ler-se na publicação do autor "Depois de um ano e meio de intenso trabalho, decidi avançar, com o incentivo da família, para a publicação de 100 exemplares deste projeto de investigação. Foram muitos os caminhos palmilhados, por entre arquivos, aldeias e montes, na busca de testemunhos. Apesar das dificuldades, não quis que o projeto ficasse na “gaveta”."

Tiago Salgueiro refere ainda que, através deste livro, será possível ter acesso a respostas para questões como "O que aconteceu, no concelho de Vila Viçosa, em 1918, com a chegada da Gripe Espanhola, onde foi registado o 1º caso no território português? Que lembranças ainda resistem, com o passar dos anos? O que aconteceu realmente na “Rua de Três”? Quais as semelhanças entre o que sucedeu nesse tempo e aquilo que hoje vivemos? Quem foram os principais intervenientes locais na luta contra a pandemia de 1918?".

Deste livro faz ainda parte uma "análise da população e dos números da mortalidade, em todas as freguesias".

"Algumas similitudes entre o que aconteceu há 100 anos e os nossos dias são perturbadoras...Seguramente que este livro poderá origem a novas investigações sobre o tema!" acrescenta referindo ainda "Muito em breve estaremos em condições de fazer a apresentação desta obra, quer em Vila Viçosa, quer nas freguesias do concelho, preferencialmente num espaço ao ar livre e cumprindo todas as normas de segurança."