21 Jan. 2022
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Evora

Câmara de Évora promove inquérito à circulação de mercadorias no âmbito da descarbonização!

Regional 06 Dez. 2021

No âmbito da Implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora (LVpDÉ), atualmente em curso, a Câmara Municipal, em parceria com a Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE) e o parceiro LVpDÉ Logistema, especializada em modelos de logística, realizou as primeiras duas sessões referentes ao processo de caraterização do sistema logística e circulação de mercadorias de abastecimento ao Centro Histórico de Évora (CHÉ).

Conforme nota emitida pelo Município de Évora, o LVpDÉ assenta num modelo de laboratório com participação ativa dos agentes, de forma informada e continuada, que permite recolher informação, dados e gerar conhecimento, por forma a contribuir para soluções inovadoras. A primeira fase tem como elemento-chave a realização de inquéritos para recolher informação que caracterize as necessidades em termos de logística para o CHÉ.

A participação ativa de todos os agentes económicos que têm atividade comercial no centro histórico é fundamental para um diagnóstico e soluções que contribuam para a melhoria das condições de logística em termos de eficiência económica, urbana e ambiental. Desta forma, a cidade ficará dotada do conhecimento real e mensurável sobre a situação existente, para que, em colaboração com os agentes económicos, possam ser estudados e experimentados modelos logísticos que sirvam os interesses coletivos, permitindo a otimização de recursos face ao modelo tradicional.

Apenas com a participação e responsabilização de todos será possível obter resultados positivos para a cidade ao nível da Mobilidade, da Economia Circular e do Ambiente, com a adoção de soluções inovadoras que reduzam as emissões de CO2, que coloquem Évora na liderança do combate contra as alterações climáticas, de forma responsável e adaptada às necessidades dos comerciantes e dos cidadãos.

O desafio colocado é também uma oportunidade para os Agentes Económicos integrarem o processo de participação no LVpDÉ, através do preenchimento dos inquéritos, podendo fazê-lo através da página www.evoralab.pt

A Câmara Municipal de Évora e parceiros do LVpDÉ, neste domínio em especial com a Logistema, dinamizará em breve, nos termos do contrato de financiamento com o Fundo Ambiental, um projeto-piloto que experimentará um primeiro modelo de logística, em conjunto com a Universidade de Évora e o Hospital do Espírito Santo. Para este modelo, será implementada uma Plataforma Logística comum para agregação de mercadorias destinadas às três instituições, sendo a sua distribuição realizada para destinos no centro histórico com recurso a veículo neutro em termos de emissões de CO2. O objetivo é testar modelos que possam ser posteriormente partilhados com comerciantes e empresas de logística que pretendam melhorar os seus processos e que aceitem o desafio de descarbonização imposto pela estratégia “Green Deal” e metas traçadas a nível nacional e europeu.

Mais informação sobre o Laboratório Vivo para a Descarbonização de Évora poderá ser consultada no Portal da Câmara Municipal de Évora acedendo a: https://www.cm-evora.pt/municipe/projetos-municipais/projetos-estruturantes/evora-laboratorio-vivo-para-a-descarbonizacao-lvpd/ ou em www.evoralab.pt

A autarquia acrescenta ainda que brevemente serão efetuadas, em articulação com Associações do setor do comércio e serviços, novas sessões de esclarecimento sobre o LVpDÉ.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31