16.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cante Alentejano com parecer positivo da UNESCO. “O processo de candidatura já nos trouxe muitos frutos, fomos ganhando uma dinâmica à volta de tudo o que é o cante”, refere Tomé Pires (c/som)

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) deu um parecer positivo esta segunda-feira que atesta que o Cante Alentejano reúne todas as condições para vir a ser classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

À Rádio Campanário, o presidente da Câmara Municipal de Serpa, entidade copromotora e patrocinadora da candidatura do Cante Alentejano, Tomé Pires, diz que “neste momento estamos na reta final, falta o último passo, ontem houve uma pré-avaliação e o resultado foi muito positivo em relação à candidatura do cante”, acrescentando, “a candidatura do cante e mais quatro candidaturas foram dadas como bons exemplos, por isso o último passo será dado no comité no dia 24 a 27 de novembro em Paris”.

O autarca sublinha, “se olharmos para o passado, o que tem acontecido quando estas pré-avaliações são positivas, depois no comité a avaliação é de fato consumada”.

Tomé Pires refere que “o processo de candidatura já nos trouxe muitos frutos, fomos ganhando uma dinâmica à volta de tudo o que é o cante e temos exemplos concretos da criação de vários grupos jovens e isso é uma prova viva do que a candidatura do cante veio contribuir para a salvaguarda e o plano de salvaguarda é um dos elementos desta candidatura”, referindo, “irá dar linhas orientadoras para cada território, cada município passa a desenvolver um trabalho e há que transformar este ativo cultural num ativo também de desenvolvimento para a nossa região”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Tomes%20Pires%20cante%20alentejano28out14.MP3{/play}

A decisão final sobre a candidatura do Cante Alentejano vai ser tomada em Paris (França), entre 24 e 28 de novembro, aquando de uma reunião do Comité Internacional da UNESCO.

A candidatura do cante alentejano foi entregue à UNESCO em março do ano passado, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite.

Populares