06 Dez. 2019
Augusta Serrano;
Fadistices
20:00-21:00

Vila Vicosa

Município de Vila Viçosa envia carta aberta aos Bombeiros afim de ser encontrada uma plataforma de entendimento que permita utilizar a água do furo do Quartel

Regional 14 Nov. 2019

A condição de seca que o concelho vive, associada a constantes roturas e avarias no sistema, levam o Município de Vila Viçosa a enviar uma carta aberta à Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Viçosa para que seja possível utilizar o furo da corporação em benefício da população.

A Rádio Campanário teve acesso ao documento, (aprovado em reunião de Câmara) e que se encontra em fase de correção, e dá-lhe a conhecer, na íntegra, o documento que será enviado. 

 

Carta Aberta

À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa

Água, Bem Escasso, Bem Público

A Comunicação Social tem noticiado a continuada persistência de falta de ocorrência de chuva, que tem agravado o estado de seca no Alentejo, havendo alguns locais que, devido à redução da disponibilidade de água, já se encontram na classe de seca extrema.

A área geográfica do concelho de Vila Viçosa é abastecida de água com recurso a furos subterrâneos.

Sendo a água um bem fundamental, a Câmara Municipal de Vila Viçosa tem vindo insistentemente a procurar soluções e a efetuar alguns investimentos (substituição de condutas, pesquisa de novos furos de captação, aumento da capacidade de armazenamento de água, aquisição e instalação de novos equipamentos) que visam o reforço do abastecimento de água à população do concelho.

Atualmente encontram-se em execução a construção de um novo reservatório de água em S. Bento / Vila Viçosa e um estudo hidrológico para avaliar a possibilidade de construção de um reservatório a Sul de Vila Viçosa. No futuro imediato serão efetuados novos furos de captação de água.

Perante a prolongada ausência de chuva e não se verificando, por isso, a recarga dos aquíferos que abastecem de água o concelho, foi apresentada à Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa a proposta de a Câmara Municipal poder utilizar a água do furo existente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa ( Quartel e  furo, lembre-se, construídos com o forte apoio financeiro da Autarquia), em troca de contrapartidas a ser concedidas pela Câmara Municipal.

De acordo com a ata da reunião da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a proposta da Câmara Municipal foi rejeitada pela maioria dos seus membros, recebendo apenas o voto favorável do Presidente da Direção (Dr. Inácio Esperança).

É, de todo, incompreensível este “chumbo” da proposta da Câmara Municipal, sobretudo quando recebeu um voto negativo Dra. Anabela Consolado, também elemento da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa. Não contribuindo para a “solução” do problema, mas sim para a manutenção das dificuldades de abastecimento de água e de forma ativa e militante esteja contrária ao Bem-estar da População.

Continuamos a declarar a nossa preocupação e empenho para normalizar o abastecimento de água às populações do concelho e manifestamos toda a nossa disponibilidade para dialogar com a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, a fim de ser encontrada uma plataforma de entendimento que permita utilizar a água do furo do Quartel dos BVVV, em benefício da População de Vila Viçosa.

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Dezembro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31