13.2 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Casa da Cidadania em homenagem ao Capitão de Abril Salgueiro Maia já recebeu mais de 15 mil visitantes!

A Casa de Cidadania Salgueiro Maia, em Castleo de Vide, espaço de homenagem ao capitão de Abril, já recebeu 15000 visitas, desde que foi inaugurada, a 01 de julho de 2021,

A informação foi hoje avançada pelo Presidente da Cãmara Municipal de Castelo Vide, António Pita, nas suas redes sociais.

O espaço evocativo deste capitão de Abril, situado no castelo daquela sede de concelho alentejana, património do Estado, resulta de um projeto do Município de Castelo de Vide e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

Fernando Salgueiro Maia (1944-1992) foi o comandante da coluna militar da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, que, no dia 25 de abril de 1974, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia envolveu um investimento global de três milhões de euros e foi inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Entre as peças que fazem parte do espólio figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, o então capitão intimou Marcello Caetano a render-se.

O espaço museológico exibe também o uniforme e o “quico” militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.

Uma área com cartazes e fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

Populares