Imprimir esta página

Alentejo

CEBAL promove sessão acerca do uso do cardo na produção de queijos

CEBAL promove sessão acerca do uso do cardo na produção de queijos VALBIOTECCYNARA
Regional 18 Jan. 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá realizar na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, pelas 11h30, uma sessão online de promoção do uso diversificado do Cardo na produção de queijos.

Esta sessão contará com a presença de Elena Ordiales, Investigadora do Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (CTAEX), no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo CEBAL.

Com o foco na produção de Cardo, como uma cultura importante na dinamização da economia rural, o CEBAL convida a investigadora Elena Ordiales que, juntamente com a sua equipa, têm estudado a diversidade genética do cardo da região da Extremadura, evidenciado a sua influência no processo de fabrico e na qualidade de queijos amanteigados, como é o caso da Torta del Casar - um dos queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP) mais importantes da Extremadura.

A sessão organizada iniciará com a apresentação dos resultados do estudo da variabilidade genética do cardo, bem como a sua influência na produção de queijos amanteigados. Durante a sessão serão também discutidas características de plantas de cardo tecnologicamente mais aptas para a produção de queijos de pasta mole. Iniciativas modelo que têm sido implementadas na Extremadura no que respeita à rentabilização da cultura do cardo, como agente coagulante, serão apresentadas.

A sessão online, aberta ao público, poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom em: https://us02web.zoom.us/j/87063013330?pwd=MXN4cEM4QkwvYlhWWHFPMC9iSVZQQT09.

Esta é uma iniciativa que permite chegar a produtores, técnicos, entidades relacionadas com os setores Agrícola e Alimentar, Institutos de Ensino Superior e de Investigação, bem como a todos os interessados no tema.

O CEBAL pretende potenciar uma nova cooperação internacional com o CTAEX, tendo em conta o trabalho que tem sido desenvolvido, por ambas as instituições, em prol da caraterização de populações de cardo, em termos genéticos, químicos, agronómicos, bioquímicos e tecnológicos.