23 outubro, 2019
Augusta Serrano
Ecos da Planura
09:00-11:00

Evora

Colecionadores de todo o mundo de objetos escutistas em Évora pela primeira vez, diz chefe regional dos escuteiros (c/som)

Publicado em Regional 02 maio, 2018

Entre os dias 4 e 6 de maio, a Arena d’Évora vai receber o 12º EuroScout – Encontro Europeu de Filatelia Escutista e 37º Encontro Mundial de Colecionadores de Objetos Escutistas, que contará com uma atividade didática subordinada ao tema Cerco de Mafeking.

José Serafim, chefe da Junta Regional de Évora do Corpo Nacional de Escutas, explica à Rádio Campanário em que consiste esta iniciativa que se realizará pela primeira vez em Évora e que contará com a participação de escuteiros da região e de “colecionadores de vários pontos do globo”.

As coleções de “objetos escutistas” das centenas de colecionadores participantes, oriundos de vinte países, consistem em “tudo o que tenha a ver com escutismo”, desde “nós, dísticos”, selos postais, “símbolos de atividades locais, regionais, mundiais”, elaborados nos mais variados materiais.

“O escutismo da região de Évora associou-se a esse encontro e está a participar ativamente na organização e divulgação do encontro”, nomeadamente através de “um grande jogo” escutista associado ao evento.

Até ao momento, com as inscrições ainda a decorrer, contam com a participação de duas centenas de escuteiros (exclusivamente da região), que assim poderão “colocar em prática os saberes adquiridos ao longo do seu desenvolvimento”, tanto a nível físico, como intelectual e espiritual.

Para um maior envolvimento com o encontro de colecionadores, o jogo terá uma importante estação na Arena d’Évora.

O encontro de colecionadores resulta de uma organização conjunta pelo Clube Português de Colecionadores de Objetos Escutistas e pela Confraria Timbrológica Meridional, com o apoio da IFSCO – International Federation of Scout & Guide Stamp Collecting Organizations, da Câmara Municipal de Évora, da Federação Portuguesa de Filatelia e dos CTT – Correios de Portugal.

A insígnia dos Encontros de 2018 representa a paisagem alentejana e o emblemático templo romano de Diana, em Évora. Ao longo do evento serão lançadas peças comemorativas alusivas à cidade de Évora, entre as quais o inteiro-postal, o carimbo e o selo personalizado editadas pelos CTT – Correios de Portugal.

Atualmente, a associação tem quase 1600 associados, distribuídos por 18 agrupamentos locais, que vão desde Alcácer do Sal, a Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vila Viçosa e Évora.

 

Últimas notícias

Histórico de Notícias

« Outubro 2019 »
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31